• Receitas

Receita de molho branco vegano

Amigos, lembram que na semana passada eu trouxe aqui a Suzan Zacchi, que fez uma deliciosa receita de brownie vegano à base de feijão preto? Pois hoje apresento a vocês mais uma surpreendente receita da chef: a de molho branco vegano.

Sim, molho branco sem leite nem queijo nem ovo. Dá para acreditar? “O grande segredo dessa receita é a castanha de caju crua e sem sal, que eu deixo descansando da noite para o dia”, explica Suzan.

Vale ficar de olho porque essa receita leva dois ingredientes um pouco mais difíceis de encontrar: a levedura nutricional e o missô. A levedura é o resultado do processo de fermentação de carboidratos (a usada pela Suzan vem da cana-de-açúcar) e produz vitaminas do complexo B, como a B12, muito importante para vegetarianos. Em São Paulo, a levedura nutricional custa em média R$40 e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Serve para dar sabor à comida e incrivelmente tem sabor semelhante ao do queijo parmesão. “Já o missô é uma pasta fermentada de soja que a gente usa para dar sabor em muitos pratos veganos”, diz a chef.

A Suzan faz eventos e cozinha nas casas dos clientes, sempre pratos veganos ou vegetarianos. Para entrar em contato com ela, ligue para (11) 98175-7409.

 

Receita de molho branco vegano

 

Ingredientes:

250 gramas (ou 1 xícara) de castanhas de caju cruas, deixadas de molho por 5 horas

200 gramas de cogumelo shitake

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

1 pitada de noz-moscada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Salsinha picada a gosto

Levedura nutricional a gosto

1 colher (sobremesa) de missô branco

500 gramas de macarrão tipo penne

 

Como fazer:

Corte o shitake em fatias finas. À parte, coloque as castanhas no liquidificador com 1 xícara de água. Acrescente o missô e um pouco de sal e pimenta. Bata até ficar homogêneo. Em uma frigideira, refogue no azeite a cebola, o alho e os cogumelos. Tempere a gosto. Vire o molho do liquidificador nessa frigideira e coloque um toque de noz moscada e outro de levedura, de acordo com o seu paladar. Acerte o tempero. Em uma panela funda leve 5 litros de água salgada para ferver e prepare o macarrão de acordo com as instruções da embalagem, mas tire um minuto antes e vire na frigideira. Termine de cozinhar dentro do molho. Finalize com a salsinha e bom apetite!

 

Continue lendo "Receita de molho branco vegano"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.