A arte primitivista de Waldomiro de Deus

Amigos, quem é brasileiro e gosta de arte nacional com certeza já viu alguma obra de Waldomiro de Deus. Hoje quero falar um pouco da trajetória de vida desse baiano, de origem humilde, criador de um estilo próprio, que o fez ganhar o mundo com sua arte. Waldomiro é reconhecido por suas obras de traços …

Continue lendo "A arte primitivista de Waldomiro de Deus"

Conheça a nova Galeria Silvana Tinelli

Amigos, hoje venho convidá-los para o lançamento da minha nova Galeria de Arte. Tenho uma profunda paixão pela arte e nesse espaço dedico um local para expor meus trabalhos de cerâmica, meu livro, minhas fotografias e pinturas em chapéus. Mas não é só Silvana Tinelli que vocês encontram na Galeria. Por minhas andanças pelo Nordeste …

Continue lendo "Conheça a nova Galeria Silvana Tinelli"

As incríveis obras de Osgemeos em cartaz em Berlim

Amigos, gosto muito do trabalho dos Osgemeos, admiro a ousadia dos grafites desses irmãos. Eles conseguem deixar sua marca registrada por onde passam. O atrevimento dessa dupla os levou a uma apresentação em Berlim um tanto quanto arrojada, pois vai além do formato tradicional de suas obras. Posso dizer que seria uma performance típica da …

Continue lendo "As incríveis obras de Osgemeos em cartaz em Berlim"

A primeira exposição pública do polêmico quadro de Banksy

Amigos, para quem, como eu, acompanha o mercado de arte deve se lembrar da polêmica sessão de leilão realizada pela Sotheby`s, em outubro passado, quando, em segundos o quadro de Banksy, arrematado por US$ 1,4 milhões, foi picotado. Pois bem, agora o “Love is in the Bin” terá a sua primeira aparição pública em um …

Continue lendo "A primeira exposição pública do polêmico quadro de Banksy"

“Do barro eu vim, do barro eu sou”, a biografia da ceramista Sil Capela

Amigos, para quem me segue com certeza já ouviu falar de Sil Capela, a cortadora de cana que se tornou uma das ceramistas mais importantes do Brasil. Acompanho o trabalho desse exemplo de mulher há algum tempo, temos até um vídeo dela aqui. Agora, a sua biografia, que será lançada amanhã, dia 17 de janeiro, …

Continue lendo "“Do barro eu vim, do barro eu sou”, a biografia da ceramista Sil Capela"

Hercule Florence, o criador da fotografia

Amigos, muitos podem desconhecer a história de vida de Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1879). Até pouco tempo atrás esse gênio das invenções também era desconhecido por mim, que amo fotografia. Mas, vocês acreditam que uma de suas invenções, foi justamente a fotografia? Sim, isso mesmo, a phototographie, como ele mesmo intitulou. Digo uma de suas …

Continue lendo "Hercule Florence, o criador da fotografia"

O bordado 3D de Vera Shimunia

Amigos, quando falamos de bordado a primeira coisa que nos vem à cabeça é aquele artesanato simples passado de geração em geração. Mas posso dizer que o bordado feito pelas mãos da russa Vera Shimunia ganhou status de arte. Essa jovem artista consegue, ponto por ponto, criar paisagens multicoloridas dentro de pequenos bastidores que cabem …

Continue lendo "O bordado 3D de Vera Shimunia"

Exposição “Fotografias de moda”, na Galeria Mario Cohen

Amigos, para quem é apaixonado por fotografia como eu, a exposição que fica em cartaz até começo de fevereiro na Galeria Mario Cohen, aqui em São Paulo, está recheada de belas imagens. A curadoria é do próprio Mario Cohen. Ele selecionou mais de 60 imagens de 15 fotógrafos diferentes para montar a exposição “Fotografias de …

Continue lendo "Exposição “Fotografias de moda”, na Galeria Mario Cohen"

As cerâmicas milenares de Fez, no Marrocos

Amigos, estive em Fez, uma das principais cidades do Marrocos, conhecida por cultivar técnicas milenares de produção de cerâmica. Como sou uma apaixonada por essa arte não poderia deixar de conhecer uma fábrica tradicional. A visita foi muito agradável, logo no início acompanhei a produção da tradicional “Tagine”, uma tigela utilizada para cozinhar os alimentos …

Continue lendo "As cerâmicas milenares de Fez, no Marrocos"

A arte gastronômica de Mikyoui

Amigos, a primeira vez que vi as fotos das obras do artista japonês Mikyoui achei que fossem pinturas. Na verdade, esses quadros com motivos orientais, têm como “tinta” peixe cru, algumas flores comestíveis e ramos de tempero. Conversando com o artista ele se descreveu como “um cozinheiro amador que tem gosto apurado pela arte”. Para …

Continue lendo "A arte gastronômica de Mikyoui"