A exposição da Claudia Jaguaribe na Casa de Vidro

Amigos, no fim de semana passado eu fui ver a nova exposição de fotografias da Claudia Jaguaribe. Intitulada “No Jardim de Lina”, ela segue até o dia 27 de outubro na Casa de Vidro, em São Paulo. O lugar eu já adoro: uma casa projetada por Lina Bo Bardi no meio de uma floresta, em …

Continue lendo "A exposição da Claudia Jaguaribe na Casa de Vidro"

Artesanato com papel machê em Lecce

Amigos, quando estive na Puglia pela última vez, fui visitar o ateliê do artista Claudio Riso, que faz bonecos belíssimos. Ele fica em Lecce (para saber mais da cidade, cliquem aqui) e cria com papel machê e terracota. Além de bonecos inspirados nos hábitos populares da região – como o charmoso pescador que vocês veem …

Continue lendo "Artesanato com papel machê em Lecce"

O museu mais antigo do brasil pegou fogo

Já havia acontecido com o Instituto Butantan, com o Museu da Língua Portuguesa, com o Memorial da América Latina. Mas o que aconteceu na noite de domingo foi ainda mais vergonhoso e lamentável: o museu mais antigo do Brasil pegou fogo. A Quinta da Boa Vista, que abriga o Museu Nacional, tinha um acervo de …

Continue lendo "O museu mais antigo do brasil pegou fogo"

As esculturas híbridas de Elisa Bracher

Amigos, estive na Galeria Raquel Arnaud conhecendo a exposição “Encamadas” de Elisa Bracher. Essa artista fabulosa é escultora, gravadora, desenhista e fotógrafa. Já teve suas obras expostas no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, em Essex, na Inglaterra e em Berlim, na Alemanha. Na exposição, pude conhecer um pouco melhor de suas criações. Entre as obras …

Continue lendo "As esculturas híbridas de Elisa Bracher"

Irving Penn em exposição

Um dos fotógrafos mais incríveis do nosso tempo, Irving Penn fez seu nome graças aos editoriais de moda minimalistas e elegantes que assinou ao longo de quase 70 anos. Uma exposição de suas imagens começou ontem em São Paulo, no Instituto Moreira Salles. A retrospectiva em homenagem aos 100 anos de nascimento de Irving Penn …

Continue lendo "Irving Penn em exposição"

A cerâmica rústica de Ediltrudis Noguera

Amigos, lembram que contei aqui que minha amiga Teresa Fittipaldi faz esculturas? Pois bem, em um passeio com ela pelo Paraguai, visitamos a Ediltrudis Noguera, uma artista que faz cerâmica e esculturas com argila desde que tinha 17 anos. Ficamos impressionadas. Seu modo de trabalhar é bem rústico: as ferramentas ela encontrou no lixo e ressignificou. A …

Continue lendo "A cerâmica rústica de Ediltrudis Noguera"

Como se faz a curadoria de uma exposição

Amigos, vocês já repararam como algumas exposições de arte ficam mais marcadas na nossa memória que outras? Isso acontece devido a uma série de fatores, claro, desde nossa preferência estética e identificação com a história do artista até o trabalho fundamental da curadoria e da ambientação das peças. Eu fui conversar com meu amigo Eder …

Continue lendo "Como se faz a curadoria de uma exposição"

Os lindos bordados do projeto 1+1

Esses dias, minha amiga Silvia Poppovic me chamou para ir à casa dela para conhecer um trabalho bem interessante de bordados. Foi quando eu soube do belíssimo projeto 1+1 da Elisa Lobo, que é um trabalho de inclusão a partir da arte. Então, fui conversar com a Louise, filha da Elisa, a respeito. “Todo o …

Continue lendo "Os lindos bordados do projeto 1+1"

O lado fotógrafo de Andy Warhol

Amigos, vocês sabem que eu amo fotografar, né? Agora, estou curiosa sobre a exposição “Contact Warhol: Photography Without End”, marcada para começar no dia 29 de setembro no museu da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos. É que esse artista, que eu adoro, tinha um acervo pouco conhecido de mais de 28.000 fotografias guardado …

Continue lendo "O lado fotógrafo de Andy Warhol"