Paul Klee em São Paulo: ainda dá tempo

0 Vai até o próximo dia 29 “Equilíbrio Instável”, a mostra de Paul Klee no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. São mais de 100 obras do artista suíço que morreu em 1940 e transitou por diversos estilos, como o Cubismo, o Expressionismo, o Construtivismo e o Surrealismo. A exposição em cartaz em …

Continue lendo "Paul Klee em São Paulo: ainda dá tempo"

A história das máscaras de Veneza

124+ Um dos principais símbolos do carnaval no mundo vem da Itália, como já contei aqui. Mas vocês conhecem a história das máscaras de Veneza? Tudo começou em 1268, data da lei mais antiga limitando o uso indevido das máscaras: neste documento, homens que usavam máscaras e eram chamados de mattaccini foram proibidos de jogar …

Continue lendo "A história das máscaras de Veneza"

Por que amei o desfile de inverno 2019 da Dior

18+ Feminismo, a Inglaterra e suas Teddy Girls, além do universo gótico foram as inspirações da estilista Maria Grazia Chiuri para o desfile inverno 2019 da Dior. O jornalista Pedro Diniz, ao falar sobre a coleção na Folha de São Paulo, trouxe uma interpretação que eu adorei: “Hoje as bruxas são relembradas como mulheres independentes, …

Continue lendo "Por que amei o desfile de inverno 2019 da Dior"

Afresco de Narciso é descoberto em casa luxuosa nas ruínas de Pompeia

1+ Amigos, esses dias contei para vocês sobre a minha experiência em Pompeia, na Itália. A cidade soterrada guarda seus mistérios e sempre nos surpreende. A nova descoberta trata-se de um afresco em excelentes condições de conservação que representa o mito da beleza de Narciso. A pintura está em uma das paredes de uma luxuosa casa …

Continue lendo "Afresco de Narciso é descoberto em casa luxuosa nas ruínas de Pompeia"

Exposição de obras de São Francisco de Assis por mestres italianos, em São Paulo

0 Amigos, estive na inauguração da exposição que trouxe da Itália para São Paulo as principais obras de São Francisco de Assis pintadas por mestres italianos. Uma oportunidade única para conhecer obras magníficas de pintores como Tiziano Vecellio (1448-1576), Pietro Perugino (1446-1523) e Guido Reni (1575-1642). São três séculos de História da Arte reunidos em …

Continue lendo "Exposição de obras de São Francisco de Assis por mestres italianos, em São Paulo"

A arte primitivista de Waldomiro de Deus

0 Amigos, quem é brasileiro e gosta de arte nacional com certeza já viu alguma obra de Waldomiro de Deus. Hoje quero falar um pouco da trajetória de vida desse baiano, de origem humilde, criador de um estilo próprio, que o fez ganhar o mundo com sua arte. Waldomiro é reconhecido por suas obras de …

Continue lendo "A arte primitivista de Waldomiro de Deus"