• Receitas

Receita fácil de feijão tropeiro

https://youtu.be/-A9YJZ_l1Ko

Amigos, essa é para quem pensa que só faço comida italiana. Hoje trago uma receita fácil de feijão tropeiro que aprendi com a dona Alda, sogra do meu filho, para vocês se sentirem em Minas Gerais. Os ingredientes são simples, frescos e regionais – ou seja, embora bem brasileiro, é um prato que tem características iguais aos da cozinha caseira italiana que gosto de fazer.

Como vocês sabem, eu gosto de conhecer as histórias por trás da gastronomia, então fiquei curiosa sobre a origem do feijão tropeiro e fui pesquisar. Olhem a explicação que encontrei: “Desde o período colonial, o transporte das mais diversas mercadorias era feito por tropas a cavalo ou em lombos de burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados de tropeiros. Até a metade do século XX, eles cortavam ainda parte dos estados de São Paulo e Minas Gerais, conduzindo gado. A alimentação dos tropeiros era constituída basicamente por toucinho, feijão, farinha, pimenta-do-reino, café e fubá. Nos pousos, comiam feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho, que era servido com farofa e couve picada. Assim, o feijão, misturado à farinha de mandioca e a outros ingredientes, tornou-se um prato básico do cardápio desses homens, daí a origem do feijão tropeiro”.

Mas vamos ao que interessa porque já estou com água na boca:

 

Receita de feijão tropeiro

Ingredientes:

4 ovos

200 gramas de bacon em cubos pequenos

250 gramas de linguiça calabresa defumada em cubos pequenos

4 colheres de óleo

2 cebolas picadinhas

2 dentes de alho bem picado

1 pimenta dedo-de-moça

2 xícaras de feijão carioca cozido al dente

1 maço de couve picada bem fininho

Cheiro verde a gosto

Farinha de mandioca (cerca de 4 colheres)

 

 

Como fazer:

Frite no óleo quente o bacon e a linguiça. Acrescente o alho e a cebola. Depois, a pimenta picadinha e sem as sementes. Misture quatro ovos crus. Acrescente o feijão e a couve. Misture então a farinha de mandioca – na quantidade necessária para incorporar tudo, mas não ressecar. Finalize com o cheiro verde e, se quiser, cubos de toucinho de porco frito.

Continue lendo "Receita fácil de feijão tropeiro"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.