• Pets

A terapia assistida por animais da Patas Therapeutas

Amigos, eu fiquei encantada quando soube do trabalho da ONG Patas Therapeutas. Eles levam bichos de estimação para visitar pessoas doentes em hospitais, idosos em asilos e outras instituições em um processo chamado terapia assistida por animais. Por isso, no vídeo de hoje eu entrevisto a Silvana Fedeli Prado. Ela é psicanalista e idealizadora e superintendente técnica da Patas Therapeutas.

“Nós somos uma ONG de voluntários que se inscrevem com os próprios animais para fazer o bem. Hoje, além de cães, temos gatos, bichinhos exóticos e silvestres, tanto que temos até um furão”, me contou.

Para participar desse trabalho de terapia assistida por animais, o bichinho precisa ser castrado, receber quatro vacinas por ano, estar sempre limpo – em média precisa tomar um banho por semana – e ter noções básicas de adestramento, para que tenha um comportamento adequado. “Para um animal ser terapeuta, primeiro ele precisa ser afetivo e gostar de outras pessoas além do seu tutor, além de poder ser tocado e sentir cheiros ou ouvir barulhos, por exemplo, sem querer morder”, diz Silvana.

Fiquei curiosa para saber qual raça faz o melhor trabalho, mas acreditam que isso não existe? De um vira-lata de 2 quilos a um terranova, de 70, todos fazem seu papel de interagir e dar carinho aos pacientes. Hoje, a terapia assistida por animais da Patas Therapeutas conta com 80 animais e atende diversas instituições de São Paulo. É ou não é um trabalho maravilhoso?

Se vocês ficaram interessados em se voluntariar para este projeto ou em ajudar financeiramente a ONG, cliquem aqui para falar com a Silvana. 

Continue lendo "A terapia assistida por animais da Patas Therapeutas"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.