• Pets

Com prótese moderna, animais podem se curar

Amigos, esses dias eu estava conversando com a Alexandre de Sousa, redatora que está trabalhando comigo no meu próximo livro de receitas, e ela me contou algo que achei genial: graças a impressoras 3D é possível desenvolver uma prótese moderna que salva animais vítimas de maus tratos ou acometidos por doenças.

jabuti - prótese de casco 3D
Prótese de casco de jabuti

Fui pesquisar para saber mais e descobri aqui a história de um cavalo que havia sido abandonado em um mato do Parque Oásis, em Caxias do Sul. O cavalo estava muito magro e não conseguia ficar em pé, pois tinha complicações em função de uma osteomielite (inflamação óssea).

prótese que salva animais

Precisou amputar a pata e recebeu uma prótese. Para facilitar seu encaixe, são colocadas uma fralda, medicamentos, uma meia e faixas. Esse tipo de tratamento não é fácil: os cavalos não podem ficar deitados o tempo todo, já que foram feitos para permanecer em pé a maior parte do tempo, inclusive enquanto dormem. Mas só de não precisar sacrificar o bichinho já vale à pena.

tucano de bico quebrado

Esse não foi o único caso de animal que se curou graças às próteses modernas. Encontrei essa reportagem do Fantástico que conta a história de um jabuti que enfrentou um incêndio e teve seu casco reproduzido e 3D, um tucano que quebrou o bico ao trombar com uma janela e foi salvo também graças à tecnologia e um flamingo que machucou a patinha gravemente e precisou amputar a perna. O que aconteceu depois, adivinhem? Ganhou uma prótese!

prótese de perna de flamingo

Nada como uma boa notícia para alegrar o coração de quem ama bichos, não é mesmo?

O jabuti com sua prótese
O jabuti com sua prótese
Continue lendo "Com prótese moderna, animais podem se curar"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.