• Pets

Comprar ou não um bichinho de estimação no dia das crianças?

Levanta a mão quem nunca pediu um bichinho de estimação para os pais de dia das crianças! Ou quem já ficou na dúvida sobre resistir aos apelos dos filhos e netos! Os meus netos, por exemplo, amam, como vocês podem ver na foto.

Não é uma decisão fácil, afinal, é uma boa ideia que crianças pequenas sejam criadas ao lado de um bichinho de estimação: nossos amigos de quatro patas ensinam diariamente lições sobre humildade, empatia e respeito. Além disso, para as crianças pequenas, o animal é um estímulo contínuo e uma fonte de amor incondicional, ajudando pequenos de todas as idades em seu desenvolvimento emocional. Mas também é verdade que um bichinho de estimação é uma responsabilidade para toda a família, afinal, eles dependem de nós para tudo.

Pensando nisso, conversei com a veterinária Michele Sandrault para pegar algumas dicas de cuidados. “Em primeiro lugar, é muito importante que os pais entendam que eles serão os verdadeiros responsáveis pelos animais e, portanto, precisam realmente querer um animal em casa. A escolha da espécie e do tamanho são muito importantes, assim como a opção entre compra ou adoção. Isso porque a adoção dá à criança uma noção maior de responsabilidade, compaixão e solidariedade. Uma vez que o animal foi adquirido, divida as responsabilidades com as crianças. As menores podem brincar com ele e ajudar a dar comida. Já os adolescentes podem levar para passear”, explica Michele.

Se seu medo é em relação à saúde e doenças transmissíveis pelo bichinho de estimação, saiba que basta manter seu peludo saudável e ter um pouco mais de cuidado com as crianças pequenas. “Basta olhar para nós veterinários. Mesmo convivendo diariamente com animais doentes, raramente contraímos alguma doença”, diz a especialista.

Mas lembrem, amigos, que o mais importante é ter certeza de que vão poder cuidar do novo pet pelos próximos 12/14 anos. Afinal, para uma criança, é melhor não ter animal algum do que ter e depois se desfazer dele. “Eles não são objetos e não devem ser devolvidos. Fica a dica”, conclui Michele.

Continue lendo "Comprar ou não um bichinho de estimação no dia das crianças?"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.