• Pets

Como enterrar meu bichinho de estimação?

Essa é um momento que a gente nunca quer que chegue, mas cedo ou tarde nossos pets podem morrer e é a hora de se perguntar: como enterrar meu bichinho de estimação? Aproveitei que hoje é dia de Finados para falar com a veterinária Michele Sandrault sobre a morte dos nossos melhores amigos.

O processo de despedida é doloroso e tem gente que fica ao lado do bichinho até seu último suspiro, para minimizar todo o sofrimento dele. Depois, vem o período de luto, em que a gente se acostuma com a ausência. Mas em meio a essa dor, é preciso pensar em uma questão prática: como enterrar meu bichinho de estimação?

“A maioria das pessoas ainda opta por enterrar seus pets no quintal de casa, mas isso é um erro. Quando enterramos um animalzinho, a decomposição do corpo libera chorume, que é um líquido escuro resultante da decomposição de corpos. Este líquido é rico em bactérias, salmonela e duas substâncias tóxicas: putrescina e cadaverina, que contaminam o solo, lençol freático e poços artesianos. Além de ser prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública”, explica Michele.

O ideal, portanto, é procurar uma clínica veterinária para saber quais as melhores opções. Os animais podem ser enterrados ou cremados e, normalmente, as prefeituras das cidades oferecem um serviço de coleta dos animais mortos nas clínicas para dar prosseguimento ao enterro ou à cremação.

“Porém, existem hoje diversos crematórios privados, onde o tutor pode acompanhar a cerimônia. Ter seu animal cremado não significa que você não pode ter um memorial para o bichinho, pois você pode fazer uma urna ou altar para os restos dele. Para aqueles que não querem a cremação, cemitérios para animais de estimação podem ser um lugar reconfortante e sagrado para visitar os restos mortais do seu animalzinho. Os custos podem variar amplamente, dependendo do tipo de caixão e grau de personalização da cova”, diz Michele.

Para encerrar, vale uma curiosidade: você sabe a expectativa de vida dos cachorros de acordo com a raça? Um basset hound vive em média 12,8 anos enquanto um boxer tem expectativa de vida de 10,4 anos. Em média, um buldogue vive 6,7 anos, enquanto um Golden retriever pode chegar a 12 anos e um Poodle Toy, a 14,8 anos.

 

Foto: Flickr/ Marco Verch

Continue lendo "Como enterrar meu bichinho de estimação?"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.