• Pets

O inovador uso veterinário de canabidiol

Amigos, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa aprovou ontem a sugestão legislativa que propõe norma legal para o uso medicinal de canabidiol no Brasil. Agora, o texto passará agora a tramitar no Senado como um projeto de lei. O canabidiol é uma das 113 substâncias químicas canabinoides encontradas na Cannabis sativa, planta popularmente conhecida como maconha. Sim, uma das 113 substâncias, vale frisar. Em outros países, a medicina já reconhece o uso da substância para tratamentos de mal de Parkinson e Alzheimer, por exemplo. Agora, se tudo caminhar, o Brasil também poderá fazer uso. E não apenas para tratar humanos.

Muito tem se falado sobre o uso veterinário de canabidiol. “Eu ainda não receitei, mas estive recentemente em uma palestra que mostrou que existem várias pesquisas sendo feitas. O canabidiol tem sido indicado principalmente para os animais que sofrem com as dores de osteoartrite. Já existem várias medicações, mas quando elas não são suficientes para controlar a dor, existe a indicação para o uso do canabidiol. Ele também é conhecido pela eficácia no controle de convulsões e existem artigos que falam em combater vômito e inapetência em bichinhos que passam por tratamento oncológico, como quimioterapia”, explica a veterinária Michele Sandrault.

Mas nem pensem em soluções caseiras. “Vale ressaltar que são medicamentos que não têm a ver com maconha. O canabidiol vem isolado, sem THC, e é um remédio. Por enquanto, no Brasil, só é possível trabalhar com fórmula manipulada, em farmácias especializadas, como a Drogavet, que está importando a substância”, completa Michele. De qualquer forma, o uso veterinário de canabidiol pode ser um alento para bichinhos em sofrimento.

 

Para saber mais sobre pets, visite o blog da dra. Michele Sandrault, aqui no site da Clínica Pet Pillow.

 

Foto:  Pranidchakan Boonrom Pexels

Continue lendo "O inovador uso veterinário de canabidiol"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.