• Pets

A casa dos elefantes no Brasil

Muitos sabem da minha paixão pelos os animais silvestres. Sempre que posso faço uma viagem para países africanos para conhecer os animais que por lá habitam. Nas minhas últimas viagens para África do Sul e para Ruanda, pude presenciar cenas incríveis dos animais, como os elefantes, em seu habitat natural.

No Brasil, por muito tempo foi permitido o uso de animais, principalmente de elefantes, para os espetáculos de circo e zoológicos.

Hoje, já são 11 Estados que proíbem essa prática. Ainda bem! Mas depois das proibições, surgiram novos desafios: onde abrigar todos esses elefantes? Um pessoal bem bacana arregaçou as mangas e conseguiu montar no país um Santuário de Elefantes.

Esse santuário fica na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. Os idealizadores do projeto são os americanos Scott e Kat Blais. Mas se engana quem pensa que criar um santuário é simples.

Foto: Antonio Carlos Banavita

Desenvolver um santuário de elefantes requer amplo conhecimento da vida natural desses animais, saber como eles vivem se deixados sozinhos na natureza, ter uma compreensão de suas estruturas sociais, da dieta adequada, dos métodos de comunicação e uma profunda compreensão do significado dos seus comportamentos naturais, suas posturas e vocalizações.

Parece que eles conseguiram cumprir muito bem o seu papel. A Maia e a Guida foram as duas primeiras moradoras do local que, antes de chegarem lá, viviam acorrentadas em uma fazenda no interior de Minas Gerais. Hoje elas já vivem felizes nos 1.100 ha que antes serviam para a criação de gado.

A luta da ONG agora é conseguir trazer a aliá ( fêmea de elefante) Rana que vive em Sergipe, vir morar no Mato Grosso. Tem até uma campanha na internet a #vemrana para quem puder ajudar nessa missão.

Confiram que lindo o vídeo das “elefantinhas” Maia e Guida. Vejam como elas já estão bem adaptadas a sua nova casa.

Continue lendo "A casa dos elefantes no Brasil"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.