• Pets

Como detectar catarata no seu bichinho de estimação?

A catarata é uma das causas mais comuns de perda de visão, tanto em cães quanto em gatos, como detectar catarata no seu bichinho de estimação. “A catarata é uma opacidade que ocorre na lente dos olhos, que é o cristalino. Ele vai ficando azulado e, com o tempo, branco. Quando ele fica totalmente branco é que impede a visão”, explica a veterinária Michele Sandrault.

As causas da catarata são diversas: elas podem ser congênitas ou resultado de algum trauma na região dos olhos do animal. Podem ainda ser consequência de doenças metabólicas e inflamações nos olhos. “É muito importante que o veterinário faça a avaliação desses olhos para ter um diagnóstico correto, afinal, existem outras doenças degenerativas que podem confundir, como a esclerose do cristalino, que acontece em animais idosos e deixa a visão turva”, diz Michele.

Depois que o diagnóstico for feito, é preciso agendar uma cirurgia, que é mais simples se realizada no começo da catarata. Por isso é fundamental detectar a doença no início.

Importante: a catarata pode ser consequência de uma diabetes, então ela é uma pista fundamental para tratar o bichinho antes que essa doença tenha consequências mais graves. Então, observe o comportamento do seu pet e leve-o com frequência ao veterinário. Afinal, nesse caso, prevenir é bem mais simples que remediar.

Continue lendo "Como detectar catarata no seu bichinho de estimação?"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.