• Pets

Ratos de laboratório limpinhos não servem

Amigos, essa semana estava lendo um post da minha querida amiga, a cientista Lygia da Veiga Pereira, sobre ratos de laboratório. A princípio achei divertido quando ela disse, em outras palavras, que ratos limpinhos não servem para a pesquisa. “Os camundongos (são) sujos como nós. Sim, somos sujos. Carregamos trilhões de bactérias, fungos e vírus no nosso corpo, e graças a eles estamos vivos: vivemos em simbiose com esses microrganismos”, escreveu.

Mas antes deixem eu explicar o contexto: Lygia partiu de um artigo da revista The Scientist (leiam o original clicando aqui) para questionar algo que é um senso comum: “os camundongos de laboratório são limpíssimos, praticamente estéreis, e é neles que testamos várias terapias antes de testá-las em pessoas”. A conclusão? “Muitas vezes algo que funciona nesses animais acaba não funcionando em humanos”.

O que este artigo da The Scientist traz é um estudo que mostra que ratos de laboratório limpinhos não servem para a pesquisa, já que camundongos ‘sujos’ (que nem nós) seriam um modelo experimental mais adequado. “Terapias que não funcionaram em humanos também não funcionaram neles, apesar de funcionarem nos seus primos limpinhos. Ou seja, se as terapias tivessem sido testadas nos animais ‘sujos’, não teríamos perdido tempo e dinheiro e nem posto em risco os pacientes que participaram dos testes”, explica Lygia. 

Quem diria, não é mesmo?

 

Continue lendo "Ratos de laboratório limpinhos não servem"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.