• Pets

Gato preto é sinal de azar?

Na nova novela das nove da Globo, que começou na última segunda-feira, chamada “O Sétimo Guardião”, um gato preto será o ponto de ligação entre os segredos da trama. Vi uma reportagem no Fantástico, em que eles mostraram os bastidores das gravações – em que quatro gatos se revezam em cena – e eu fiquei curiosa para saber mais sobre essa simbologia.

Não se sabe ao certo quando o gato preto passou a ser visto como um ser misterioso: se no Egito, quando era tratado como divindade e associado à deusa Bastet, se na Idade Média, quando se acreditava que na verdade o bicho seria uma bruxa disfarçada ou se na mitologia grega. Sim, existe uma lenda em que a deusa Hera queria impedir o nascimento de Hércules, filho de seu marido Zeus com a princesa Alcmene. Um servo da princesa teria atrapalhado os planos de Hera e, como castigo, ela o transformou num gato preto que deveria servir à deusa da morte e da feitiçaria.

Mas a verdade é que um gato preto merece tanto nosso carinho e nossa proteção quanto qualquer outro animal. A diferença entre ele e o gato de outros cores é o acúmulo de melanina no corpo. “Isso é fruto de uma mutação genética que atinge também leopardos, a onça preta…”, explica a veterinária Michele Sandrault. Acredita-se que existam no mundo 27 raças de gatos que podem ser totalmente pretos.

No Brasil, a maioria é vira-latas… o que é muito triste porque como até hoje eles são vistos com maus olhos e muitas pessoas recolhem das ruas para usá-los em rituais de sacrifício. Um horror! Tanto é que quando gatos pretos são procurados para adoção, as agências que encaminham os bichinhos para as famílias adotantes precisam tomar o maior cuidado para evitar que sejam maltratados.

Eu, que adoro os animais, não acredito que gato preto dá azar. E vocês?

 

 

Continue lendo "Gato preto é sinal de azar?"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.