• Convidados

A importância do colágeno para a pele

O colágeno é a proteína mais abundante no nosso corpo. É responsável por dar suporte e ancorar células, formando uma rede de fibras que dão à pele, tendões e outros órgãos do corpo flexibilidade e elasticidade.

A partir dos 35 anos, perdemos 1% de colágeno ao ano, sendo que esta redução é ainda maior após a menopausa. Outros fatores que o degradam incluem exposição ao sol, tabagismo, poluição e dieta com alto índice glicêmico.

Existem algumas maneiras de recuperar essa perda. Uma dieta saudável pode contribuir para a produção de colágeno pelo nosso corpo. Para isso devemos incluir alimentos ricos em prolina, como clara de ovo, carne, queijo e soja; antocianidinas presentes nas frutas vermelhas; cobre dos mariscos, castanhas e carne vermelha, além das vitaminas A e C.

Suplementos orais podem ser benéficos tanto para a pele quanto para as articulações. As versões hidrolizadas ou com peptídeos de colágeno são mais eficazes. Nem todo mundo pode tomar, por isso, pergunte ao seu médico antes.

Os cremes que contêm colágeno não são muito comuns porque a molécula do colágeno é muito grande para penetrar na pele e firmar a derme, por isso, tendem a não funcionar. Entretanto, muitos cremes podem proteger sua pele e devem ser usados diariamente, como filtro solar, antioxidantes tópicos e retinóides.

Uma das maneiras mais eficazes de ativar o metabolismo das células e estimular a formação de colágeno novo é a aplicação de lasers ou outras tecnologias, como lasers fracionados, de picossegundos, ultrassom microfocado e radiofrequência. Estes procedimentos, quando feitos regularmente, resultam em uma pele mais firme, jovem e saudável.

E você? O que está esperando para ativar seu colágeno?

 

Foto: Flickr/Sharon Wesilds

Continue lendo "A importância do colágeno para a pele"

Por: Larissa Hanauer

Larissa Hanauer (CRM 246168) é médica dermatologista na Clínica Adriana Vilarinho, em São Paulo.