• Viagens

Comida caseira no deserto

O Marrocos foi um dos melhores lugares que já visitei. Tem paisagens lindas, uma comida deliciosa e um povo incrível, dono de uma simpatia extraordinária. Para além de Marrakesh e Fez , ainda tem muito o que visitar no Marrocos. Na minha última viagem eu até aprendi a fazer comida caseira no deserto de Erg Chebbi.

 

O deserto de Erg Chebbi é um cenário deslumbrante, cercado pelas Dunas do Saara. Em nossas andanças, contamos com um guia Berbere (https://pt.wikipedia.org/wiki/Berberes), o Abde-Sadek Quadimi, que nos levou a uma casa local e nos apresentou à simpaticíssima Fatma, uma cozinheira de mão cheia.

Vocês sabem o quanto eu aprecio aquilo que chamo de “Vera Cucina”, ou seja, a cozinha de verdade, pois acredito muito que a verdade de cada prato está na cultura que ele nos proporciona.

 

Cozinha de verdade no deserto de Erg Chebbi

Foi encantador conhecer uma em pleno deserto de Erg Chebbi, a 560 quilômetros de Marrakesh. A experiência começou com o preparo do prato, que envolve o uso de utensílios específicos, como a cuscuzeira e o forno de barro. Fiquei impressionada com a agilidade das mãos de Fatma ao preparar o pão recheado e com o perfume do azeite.

Tudo muito simples, limpo e organizado. E o mais bonito é que o principal não vemos com os olhos, mas sim com o coração, pois Fatma é uma mulher generosa e isso se percebe na sua comida.

Quer ver nosso banquete no deserto de Erg Chebbi, com direito a chá verde fresquinho?

GosteI muito!

Quem fez toda a diferença na nossa viagem foi o guia Abde-Sadek Quadimi, que fala espanhol perfeitamente. Seguem os contatos dele:

Telefone: +212 661 618021

E-mail: qasadek(Substitua este parenteses pelo símbolo @)gmail.com

Continue lendo "Comida caseira no deserto"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.