• Viagens

Por que visitar as Cinque Terre

Amigos, a região de Cinque Terre é uma das mais charmosas da Itália. Situada na Ligúria, é composta de cinco cidadezinhas bem próximas umas das outras: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola, Riomaggiore.

E mesmo que vocês já conheçam as Cinque Terre, vale reprogramar uma viagem para 2023, quando a Via dell’Amore, fechada desde 2012, será reaberta. Segundo a agência de notícias ANSA, “o caminho de quase um quilômetro de extensão, beirando precipícios entre as cidades de Riomaggiore e Manarola, passará por uma reforma estimada em 12 milhões de euros, fruto de um acordo entre o governo da Ligúria e os Ministérios dos Bens Culturais e do Meio Ambiente da Itália”.

Então, se vocês precisavam de uma desculpa para voltar para Cinque Terre, aí está 😉 Mas vamos às minhas dicas. O legal é escolher uma das cidades como base e se deslocar entre elas de trem: é rápido e a vista do caminho é maravilhosa. Eu sugiro escolher um hotel em Riomaggiore, vilarejo com mais opções de restaurantes e vida noturna animada. Situada sobre um penhasco, tem casinhas coloridas que são uma graça. O hotel Crêuza de mä é uma ótima escolha para hospedagem.

Quem preferir se hospedar na quieta Manarola precisa reservar o hotel com antecedência, visto que a estrutura para turistas é menor. A cidade é conhecida por ter a vista mais bonita das Cinque Terre. Ainda mais tranquila é Corniglia, menos visada pelos turistas por não ficar à beira-mar e ter acesso mais difícil. Por isso também, preserva seu charme quase intocado.

Ao contrário, Vernazza é a mais popular entre as Cinque Terre e lá é proibido circular de carro, então o clima de litoral é mais presente. É belíssima e tem várias opções de hotel, como o Porto Roca, que fica no alto de uma montanha e tem todos os quartos com vista para a belíssima baía de Monterosso.

E por falar em Monterosso, essa é a maior das cinco cidades e uma boa escolha para quem viaja em família. Uma das grandes vantagens de ficar lá é a praia com areia, diferente do restante, que tem pedrinhas. Além das belezas naturais e arquitetônicas, tem ainda ruínas históricas que valem a visita.

 

Foto: iamandyb em Flickr

 

Continue lendo "Por que visitar as Cinque Terre"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.