• Viagens

Caravelas, a prima charmosa de Trancoso

Em um final de ano agitado em Trancoso, na Bahia, recebi um convite para ir à casa de alguns amigos em Caravelas e amei. Deixando Trancoso de carro, o passeio pela costa em direção ao sul é maravilhoso! Começando por Itaporanga, que tem venda de artesanato indígena e barzinhos rústicos, e passando por Curuípe, Praia do Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxuatiba, Prado e Alcobaça, a viagem até Caravelas já é um passeio.

artigo_caravelas_imagem_2

Localizada a 870 km de Salvador, Caravelas foi fundada em 1503. A segunda cidade mais antiga do Brasil foi criada quando Américo Vespúcio, italiano a serviço do reino de Portugal, desembarcou no hoje conhecido Porto de Caravelas. A cidade se tornou um importante centro comercial nos séculos XVII e XVIII.

artigo_caravelas_imagem_5

Hoje, é a paisagem, onde o Rio Caravelas encontra o mar, seu principal atrativo. As praias vistas em passeios de barco a partir dali não devem nada ao Caribe. Depois de 20 minutos passeando de barco, chega-se a Parcel de Areia, onde é possível fazer pesca subaquática, em um cenário repleto de tartarugas e peixes coloridos. Na época certa, é possível ver ainda baleias Jubarte.

artigo_caravelas_imagem_11

Caravelas é também um dos três pontos de partida para visitar o Arquipélago dos Abrolhos, onde de julho a novembro ocorre a o auge do processo de reprodução das baleias, com o nascimento dos filhotes. Desembarcar neste paraíso ecológico, tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, é uma experiência inesquecível.

 

 

*Fotos: Silvana Tinelli, Ana Paula Tinelli e Renato Moyses

 

Continue lendo "Caravelas, a prima charmosa de Trancoso"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.