• Viagens

As ostras deliciosas de Ston, na Croácia

Amigos, como contei aqui, em minha viagem para a Croácia estive em uma cidadezinha chamada Ston – na verdade uma península a cerca de 50 quilômetros de Dubrovnik. Lá, eu fiz um passeio de barco e, a 20 minutos de lá, em uma vila de pescadores, provei ostras deliciosas, colhidas na hora de um criadouro local.

No passeio, tivemos uma explicação sobre como essas ostras deliciosas são cultivadas e achei bem curioso: “Quando atinge o tamanho para ser retirada do mar, normalmente no inverno, a ostra deixa uma semente na estrutura em que é cultivada. Com o movimento do mar, essa semente se espalha e, junto com o plâncton, alimenta as demais ostras. Esse processo leva de 3 a 4 anos”, disse o rapaz que nos atendeu. E fez um adendo, explicando que não encontraríamos pérolas dentro desses moluscos, pois eles ficam em ambiente controlado e a pérola é uma ferramenta de defesa das ostras.

Mas a preciosidade que estávamos procurando era outra: carnudas e frescas, as ostras deliciosas de Ston – acompanhadas de um potente licor de mirtilo, um costume local – eram tudo o que precisávamos naquele dia ensolarado e com uma vista… que só assistindo ao vídeo para vocês entenderem.

Continue lendo "As ostras deliciosas de Ston, na Croácia"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.