• Viagens

Imperdível em Palermo: o Teatro Massimo

Amigos, Palermo é uma cidade linda do sul da Itália, rica em história e cultura, mas que também ficou conhecida por ser um dos centros onde a máfia siciliana foi mais atuante. Tanto, que parte da trilogia “O Poderoso Chefão” (1972-1990) se passa ali.

Uma das cenas mais emblemáticas – mais especificamente o final – do último dos três filmes foi gravada na grandiosa escadaria do Teatro Massimo, quando Mary (Sofia Coppola), a filha de Michael Corleone (Al Pacino), é assassinada.
Um passeio por Palermo, portanto, tem como visita obrigatória o Teatro Massimo. É um lugar belíssimo, um verdadeiro templo da música.

Fiquei emocionada com tanta beleza arquitetônica, obra de Giovan Battista Filippo Basile, que ganhou um concurso à época. Inaugurado em 1897 com a ópera Falstaff, de Giuseppe Verdi, o Teatro Massimo é o terceiro maior teatro da Europa, com pé-direito de 22 metros. Neste vídeo, eu conto uma anedota da época, protagonizada pelo rei Umberto I, que vale a pena assistir.

Detalhe: o Teatro Massimo ficou fechado entre 1974 e 1997 para obras de restauro e, desde então, voltou a ser um importante polo cultural internacional.

Continue lendo "Imperdível em Palermo: o Teatro Massimo"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.