Amigos, Palermo é uma cidade linda do sul da Itália, rica em história e cultura, mas que também ficou conhecida por ser um dos centros onde a máfia siciliana foi mais atuante. Tanto, que parte da trilogia “O Poderoso Chefão” (1972-1990) se passa ali.
Uma das cenas mais emblemáticas – mais especificamente o final – do último dos três filmes foi gravada na grandiosa escadaria do Teatro Massimo, quando Mary (Sofia Coppola), a filha de Michael Corleone (Al Pacino), é assassinada.
Um passeio por Palermo, portanto, tem como visita obrigatória o Teatro Massimo. É um lugar belíssimo, um verdadeiro templo da música.
Fiquei emocionada com tanta beleza arquitetônica, obra de Giovan Battista Filippo Basile, que ganhou um concurso à época. Inaugurado em 1897 com a ópera Falstaff, de Giuseppe Verdi, o Teatro Massimo é o terceiro maior teatro da Europa, com pé-direito de 22 metros. Neste vídeo, eu conto uma anedota da época, protagonizada pelo rei Umberto I, que vale a pena assistir.
Detalhe: o Teatro Massimo ficou fechado entre 1974 e 1997 para obras de restauro e, desde então, voltou a ser um importante polo cultural internacional.