• Viagens

A belíssima catedral de Orvieto

Amigos, pertinho de Roma, na região da Úmbria, existe uma cidadezinha medieval bem charmosa, com pouco mais de 20.000 habitantes chamada Orvieto. Além das ruas de paralelepípedo e das casas de pedra, a principal atração do vilarejo é a sua catedral, o Duomo di Orvieto, uma das igrejas mais lindas que já conheci.

A igreja – cuja construção começou em 1290 – reúne diversos estilos arquitetônicos, com predominância do gótico e do românico. Na fachada, esculturas de bronze, uma imponente roseta e um mosaico que representa Nossa Senhora: de sua assunção ao céu à coroação da madona. Por dentro, entalhes, afrescos e outros mosaicos retratam figuras bíblicas com uma riqueza de detalhes impressionante.

Vale destacar a Capela de São Brizio, com afrescos de Luca Signorelli sobre o Juízo Universal, que alternam cenas do Apocalipse e de redenção. Para vocês terem ideia da importância desse trabalho artístico, ele inspirou Michelangelo para criar os afrescos da Capela Sistina, em Roma.

Agora, convido vocês a me acompanharem nesse passeio pela catedral de Orvieto clicando no vídeo acima.

Continue lendo "A belíssima catedral de Orvieto"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.