• Vi & Gostei

A melhor fotografia de meio-ambiente de 2019

Amigos, entre todas as discussões importantíssimas trazidas na Cúpula do Clima da ONU, que aconteceu na semana passada, um evento chamou minha atenção: a premiação Ciwem environmental photographer of the year 2019, que elegeu os melhores fotógrafos do mundo e a melhor fotografia de meio-ambiente de 2019.

As imagens mostram porque precisamos nos preocupar com a natureza imediatamente. A realidade é triste, mas as fotografias são impactantes e por isso quis dividir com vocês hoje. “Nossa premiação expõe os terríveis impactos sobre o nosso planeta causados pelos humanos, mas também celebra a habilidade inata da humanidade de sobreviver e inovar, trazendo esperança a todos nós, de quem podemos superar os desafios para viver de maneira sustentável”, diz o comunicado do prêmio Ciwem.

Eleita a melhor fotografia de meio-ambiente de 2019 na categoria “Água, Igualdade e Sustentabilidade”, uma das mais importantes da premiação, “Water Scarcity” (“Escassez de Água”, em livre tradução”), de Dharsie Wissah, retrata um menininho bebendo água em meio à lama de uma área afetada pelo desmatamento da floresta, no Quênia:

A melhor fotografia de meio-ambiente de 2019 - foto 2

Já Sean Gallagher levou o prêmio em “Mudanças Ambientais” ao trazer a imagem de árvores caídas na praia, enquanto as ondas da lagoa Funafuti, em Tuvalu, circulam ao redor delas. A erosão da terra sempre foi um problema para o país, mas o nível do mar tem subido e isso só piorou a situação, pois as pequenas ilhas do arquipélago podem desaparecer completamente debaixo d’água.

A melhor fotografia de meio-ambiente de 2019 - foto 2

Mas no quesito imagens de alto impacto, a melhor fotografia de meio-ambiente de 2019, que deu o prêmio principal ao fotógrafo SL Shanth Kumar, foi esta:

A melhor fotografia de meio-ambiente de 2019 - 3 - campeã

A imagem “High Tide Enters Home” mostra uma onda gigante que invadiu uma favela em Bandra, Mumbai, expulsando um pescador de 40 anos de sua casa. Ele foi puxado pelas fortes correntes e acabou sendo resgatado por outros pescadores. O desastre ecológico foi resultado do aumento de temperaturas da terra e do mar ao redor da cidade. O fotógrafo SL Shanth Kumar explicou: “Eu acredito que a mudança é um fenômeno constante. Hoje, ela está se manifestando na forma de mudança climática e, como fotojornalista, estou vendo tudo se desenrolar diante dos meus olhos. Vi secas, chuvas excessivas, verões ficando mais quentes e invernos mais frios. Acredito que essa mudança não é boa e precisamos agir agora, caso contrário, afetará as gerações vindouras “. Concordo!

 

Continue lendo "A melhor fotografia de meio-ambiente de 2019"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.