• Viagens

Civita di Bagnoregio, história e charme

A Itália é cheia de preciosidades e por mais que a gente viaje bastante, sempre tem alguma joia escondida a conhecer. Foi assim quando estive nessa cidadezinha a 120 quilômetros de Roma. Entre formações rochosas brancas e pontudas, Civita di Bagnoregio é única porque fica no alto de uma colina e é ligada ao restante da “terra” apenas por uma ponte.

Civita de Bagnoregio na Italia (1)

História é o que não falta por lá:  tudo indica que Civita di Bagnoregio foi fundada pelos etruscos, antes mesmo do período romano. E com as constantes erosões e terremotos que acontecem na região, o vilarejo pode desaparecer a qualquer momento.

Civita de Bagnoregio na Italia (1)

Por isso, vale visitar as antigas casas de pedras – quase todas com suas encantadoras floreiras – e as ruas por onde não circulam carros. Não existem atrações turísticas específicas – visto que tudo ali vale a pena: da igreja da praça central ao portão da Casa di San Bonaventura (um portão sem casa, visto que ele ruiu com as erosões).

Além disso, mesmo quem não é muito consumista não resiste a levar uma lembrança de Civita di Bagnoregio para casa: de azeites e vinhos a peças de artesanato locais, vale tudo para levar na mala lembranças desse lugar único no planeta.

 

Continue lendo "Civita di Bagnoregio, história e charme"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.