• Arte & Artesanato

Ainda não viu a mostra de Hilma af Klint?

Vai até o dia 16 de julho a mostra “Hilma af Klint: Mundos Possíveis”, na Pinacoteca de São Paulo. Se vocês ainda não viram, recomendo que se apressem.

Essa é a primeira mostra individual da pintora sueca Hilma af Klint (1862-1944) na América Latina e por que isso é importante? Seu trabalho vem sendo reconhecido recentemente como pioneiro no campo da arte abstrata e olha que em vida ela não fez nenhuma exibição de suas obras.

hilma af klint 1

Sua paixão era se entregar a estudos espirituais e Hilma sofreu forte influência da Rosa-cruz, da Teosofia e, mais tarde, da Antroposofia em sua obra. Ela integrou o “As cinco”, grupo artístico composto por artistas mulheres que acreditavam ser conduzidas por espíritos elevados que desejavam se comunicar por meio de imagens e já experimentavam desde o final do século 19 a escrita e o desenho automático, antecipando as estratégias surrealistas em mais de 30 anos.

Suas cores e traços são carregados de simbologia e isso fica bem claro nas 130 obras presentes na exposição da Pinacoteca, que tem curadoria de Jochen Volz, diretor geral da instituição, em parceria com Daniel Birnbaum, diretor do Moderna Museet. Vale a visita!

 

Serviço:

Mostra “Hilma af Klint: Mundos Possíveis”

Até 16 de julho de 2018

Pinacoteca de São Paulo, Praça da Luz, 02

Continue lendo "Ainda não viu a mostra de Hilma af Klint?"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.