• Receitas

O risoto de lula preto que comi na Croácia

Amigos, como contei aqui, acabo de voltar da Croácia e aproveito para trazer para vocês a receita de algo que comi por lá e adorei: um risoto de lula que fica preto por conta da tinta do molusco. 
 
A gastronomia da Croácia é rica em peixes e frutos do mar, tudo muito fresco – afinal, não é qualquer país que tem uma costa com 1800 quilômetros de extensão, né?
 
Esse risoto fica preto porque leva o nero di sepia, a tinta natural que a lula solta e que a gente compra em pacotinhos, em empórios gourmet.
 
Eu comi esse prato também com peixe e polvo, mas meu preferido foi o risoto de lula, mesmo. Uma dica: se vocês não tiverem vinho branco em casa, não tem problema: podem usar vodca e até saquê. Vejam como é fácil:
 
Receita de risoto de lula da Croácia 
 
Ingredientes:
1/2 copo de azeite

1 cebola em cubos

1 dente de alho triturado 

1 tomate italiano sem pele em cubos
3 lulas grandes e limpas cortadas em pedaços pequenos 
1 1/2copo de arroz italiano (carnaroli ou arbóreo)
2 envelopes de nero di sepia (tinta de lula) em pasta
1 litro de caldo de peixe ou camarão (veja aqui como fazer) https://youtu.be/_3LB8MEyCqE
30 ml de vodca ou vinho branco 
Sal a pimenta a gosto 
 
Como fazer:
Doure no azeite a cebola, o alho e o tomate. Acrescente a lula e, em seguida, o arroz. Misture e vire o nero di sepia. Aos poucos, vá regando com o caldo. Acerte o sal e a pimenta. Regue com a vodca
Continue lendo "O risoto de lula preto que comi na Croácia"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.