• Receitas

Receita de goulash: o picadinho húngaro

Amigos, promessa é dívida: essa é a única receita que faltava daquela série de Cortina d’Ampezzo. Já ouvi falar que o goulash é austríaco, mas sempre soube que é húngaro. Deve ser um daqueles pratos de origem incerta, mas de uma coisa eu tenho certeza: é delicioso e barato. Por isso, hoje trouxe para vocês a receita desse picadinho requintado, que leva uma especiaria que eu adoro: páprica picante.

O acompanhamento clássico do goulash húngaro é uma massa à base de farinha e batata chamada spatzle, mas para facilitar a nossa vida eu fiz um nhoque pequenininho, que cumpriu bem esse papel.

O goulash é bem fácil de fazer e barato – pois leva carne de segunda, como paleta – a única questão é que demora um pouco. Mas com esse friozinho, que tal deixar a carne cozinhando e tomar uma taça de vinho? Se tiver pressa, também dá para acelerar o tempo de cozimento usando uma panela de pressão. Vocês que decidem! Vamos ao passo a passo?

 

Receita de goulash húngaro

Ingredientes:

½ copo de azeite de oliva extravirgem

1 kg de carne (paleta, coxão mole, músculo…) em cubos grandes

1 cebola picadinha

2 dentes de alho picadinhos

1 pimentão vermelho picadinho

1 lata de tomate pelado

3 conchas de caldo de carne

1 colher (de sopa) de farinha

Sal e páprica picante a gosto

 

Como fazer:

Aqueça o azeite em uma panela grande e doure a carne. Retire a carne e, na mesma panela, doure a cebola, o alho e o pimentão. Devolva a carne à panela, coloque sal e páprica à vontade. Acrescente o tomate. Acrescente a farinha para engrossar o molho e cubra com caldo de carne ou água. Aguarde de 40 a 50 minutos no fogo médio, até a carne amaciar. Acerte o sal, sirva com nhoque e bom apetite.

 

Continue lendo "Receita de goulash: o picadinho húngaro"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.