• Receitas

Receita natalina de risoto de castanhas portuguesas

https://www.youtube.com/watch?v=9h089mlFQcQ&feature=youtu.be

Amigos, no dia de hoje eu só podia mesmo ensinar vocês uma receita natalina: o risoto de castanhas portuguesas. Escolhi um prato que fazem no interior de Veneza, região cheia de árvores de castanhas, que aqui no Brasil chamamos de castanhas portuguesas e, nessa época do ano, elas ficam maduras e caem do pé.

No Brasil, o ideal é comprar as castanhas pré-cozidas e congeladas porque, com a casca, é difícil saber se elas estão boas. Já perdi meio saco porque elas estavam podres. Além disso, ainda precisa descascar, ferver e limpar. Dá um trabalhão… Vamos ser práticos, né, amigos?

Outra sugestão é substituir o vinho pelo saquê, se você não quiser abrir uma garrafa só para a receita. Para dar uma corzinha especial a este de risoto de castanhas portuguesas, eu usei o urucum, que ganhei do Carlos Liguori, porque acho que açafrão altera muito o sabor.

Uma última dica: o caldo de frango. O caldo é sempre o segredo de um bom risoto e o de frango é bem fácil de fazer: vocês podem usar legumes da sua preferência e partes do frango com osso, que é o que dá sabor. Deixem cozinhar por uns 40 minutos para pegar bem o gosto e usem a carne em outra receita. Para este risoto o que importa mesmo é o caldo que fica na panela. Espero que vocês gostem e se deliciem com esta receita hoje de noite. Feliz Natal!

 

 

Receita de risoto de castanhas portuguesas

Ingredientes:

1 cebola ralada

1 taça de vinho branco

3 colheres de manteiga

300 gramas de castanha portuguesas

1 xícara e meia de arroz arbóreo

1 litro de caldo de frango

1 pitada de urucum (opcional)

Queijo parmesão ralado e sal a gosto

 

Como fazer:

Doure na manteiga a cebola. Acrescente o vinho, as castanhas portuguesas (reservando algumas para a decoração do prato) e o arroz. Vá regando aos poucos com o caldo até dar o tempo de cozimento indicado na embalagem do arroz. Ele precisa estar ainda com caldo, para não ficar seco, e a textura do arroz deve estar al dente. Finalize com uma pitada de urucum, acerte o sal, polvilhe o queijo ralado e decore com castanhas.

Continue lendo "Receita natalina de risoto de castanhas portuguesas"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.