• Papo Reto

Temperos do mundo com Carlos Liguori

https://www.youtube.com/watch?v=vWeTglj0p-k&feature=youtu.be

Amigos, vocês já pararam para pensar na importância dos temperos para a história da humanidade? Para começar, no ano 0 da nossa história, os 3 reis magos levaram a Maria, José e Jesus um incenso, feito de uma combinação da resina aromática de uma árvore com especiarias.

Outro fato histórico importante: durante o Império Romano, as especiarias circulavam livremente por toda a Europa. Mas, durante as Cruzadas, elas se transformaram em artigos de luxo e algumas cidades se beneficiaram de posições geográficas estratégicas para obtê-las, armazená-las e revendê-las a preços altíssimos. Os portugueses, privilegiados por sua posição, se atiraram ao mar para pegar os temperos diretamente da fonte e começaram o “ciclo das especiarias”, que deu a Portugal um grande império e resultou, inclusive no descobrimento do Brasil. 

Pois minha entrevista de hoje é sobre essas delícias, que fazem toda a diferença na gastronomia. Eu converso com o empresário Carlos Liguori. Com 30 anos de experiência no mercado de especiarias, ele é um apaixonado pelo assunto e criou uma empresa para caçar temperos pelo mundo, a francesa Brigade des Épices.

“Minha paixão pelas especiarias nasceu na família porque quando nasci meu pai tinha uma pequena fábrica de temperos. Quando ia mal na escola, meu castigo era trabalhar lá. Depois que me formei em Odontologia, meu pai desfez a sociedade e fui atuar com ele”, me contou. A operação era simples, toda concentrada no Brasil, mas quando Carlos chegou decidiu pesquisar os melhores temperos do planeta e comercializar.

Nestes anos de pesquisa, descobriu, por exemplo, que o melhor orégano vem da região dos Andes, pois é alimentado por água de degelo, o que faz concentrar seus óleos essenciais. Outros países até podem produzir, mas o sabor e os aromas nem se comparam.

“Decidi ir devagar e explorar os países. Fui para a Hungria, onde, historicamente, ficam as melhores pápricas do mundo. Encontrei e levei as pimentas para a França para trabalhar o ingrediente. Lançamos essa coleção temática de temperos, focada na páprica, em março de 2018 e depois tivemos outras coleções temáticas”, disse.

Ele me contou também sobre a especiaria que é o carro-chefe do Brasil, amigos. Vocês sabem qual é? Assistam à entrevista que a gente conta.

Continue lendo "Temperos do mundo com Carlos Liguori"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.