• Papo Reto

Uma mensagem de esperança

Amigos, depois de mais de 100 dias isolada, achei importante trazer para vocês uma mensagem de esperança e otimismo, baseada em um documentário que vi e dados que pesquisei sobre felicidade, tristeza e insatisfação no Brasil e no mundo.

O documentário que me fez parar para pensar falava sobre a Finlândia e seus altos índices de educação e acesso a serviços como saúde. Resultado: o país já foi considerado o campeão mundial de felicidade.

Acontece que esse título não retrata a realidade, ao menos, não para todos. Um estudo realizado pelo Conselho de Ministros Nórdicos e do Instituto de Pesquisa da Felicidade de Copenhague indicou que o suicídio foi responsável por 35% de todas as mortes entre os jovens na Finlândia.

A falta de sol é apontada como uma das grandes responsáveis, pois traz prejuízos à nossa saúde emocional.

Mas tenho outra explicação para isso: vivemos a era da insatisfação. Talvez pelo nosso acesso constante às redes sociais, que fazem todo mundo parecer feliz. De tanto olhar para o celular, interagimos menos e nos pegamos comparando nossas vidas às dos outros e sempre nos sentindo piores, sem olhar realmente para nosso próprio valor. Sem contar as consequências para a saúde: a miopia entre os jovens tem aumentando em uma velocidade preocupante.

O que quero deixar para vocês, sobretudo nesses dias em que a solidão acaba se fazendo presente nas nossas vidas, é uma mensagem de esperança. Olhem para dentro e lembrem: ninguém pode nos fazer felizes ou infelizes. Isso está nas nossas mãos. E se precisarem de ajuda, procurem!

 

Imagem de Kiều Trường por Pixabay

Continue lendo "Uma mensagem de esperança"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.