• Receitas

Nhoque all’amatriciana: quer aprender a fazer?

Amigos, dia desses eu fui para Foz do Iguaçu e vou falar para vocês: que energia que aquelas águas têm! No pouco tempo que passei no quarto, para me trocar, liguei a TV e coloquei no canal italiano RAI. Lá, eles estavam mostrando essa receita, que por sinal eu também faço, de nhoque all’amatriciana.

Aproveitei a lembrança para ensinar para vocês hoje como se faz o nhoque all’amatriciana. Um dos segredos para o sucesso dessa receita é o bacon. Minha dica é que vocês não comprem o fatiado porque, pela minha experiência, quando eles vendem assim, são os restos. Escolham um bacon bonito, cortem em fatias e depois em pedacinhos.

Depois, uma questão prática é a escolha do azeite: não precisa ser cru, como eu costumo preferir, pois ele vai ao fogo. Para um resultado mais delicado, afervente os tomates antes de colocar no molho e retire a pele.

Ah, e uma curiosidade: o nome amatriciana é uma homenagem à cidadezinha de Amatrice, que fica a 160 quilômetros de Roma.

 

 

Receita de nhoque à amatriciana

Ingredientes:

4 fatias finas de bacon em pedacinhos

3 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal a gosto

1 kg de tomates-cereja previamente aferventados e sem pele

1 kg de nhoque

½ xícara de queijo pecorino ralado

 

Como fazer:

Cubra o fundo de uma frigideira grande com azeite e doure o bacon. Salpique com uma pitada de sal. Vire os tomates na frigideira. Paralelamente, em uma panela funda com 3 litros de água e sal, espere levantar fervura e jogue o nhoque. Quando ele subir até a superfície da água, ele está pronto. Pode retirar com uma escumadeira e virar o nhoque na frigideira com o molho. Mexa a panela com as mãos para incorporar bem na massa – não precisa colocar a colher.

Continue lendo "Nhoque all’amatriciana: quer aprender a fazer?"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.