• Receitas

Aprenda a fazer macarrão com o peixe típico da Sicília

Mirko Nuccio é manager para a América do Sul da marca De Cecco, de massas, molhos e azeites italianos e ainda um cozinheiro de mão cheia que conhece muito bem a Sicília.

Ele mora no Brasil há quase 6 anos. Antes de vir pra cá, ele conheceu a Fabiola, sua esposa, em uma ilha belíssima da Sicília chamada Panarea. Ele conta que a Sicília é uma das regiões da Itália mais parecidas com o Brasil, principalmente pela mistura de sua população e pelas referências que ficaram na arquitetura e na cultura.

Dito isto, o Mirko é meu convidado de hoje na Cozinha da Silvana e ele ensina a preparar um prato típico da Sicília: uma massa com meca, berinjela, tomate-cereja e hortelã. O meca, chamado na Itália de peixe-espada, é um peixe firme e com uma gordura bem saudável. O resultado é um prato leve, fresco e fácil de fazer. Eu adorei.

De quebra, ele ensinou a fazer uma bruschetta de queijo de búfala e presunto cru para servir de entrada. Ou seja, é um jantar completo, com proteínas, carboidratos e, claro, muito sabor vindo da Sicília. Vocês não vão perder esse vídeo, vão?

 

 

Receita de rigatone com meca e berinjela

Ingredientes:

3 berinjelas em cubos

400 gramas de tomates-cereja cortados ao meio

½ maço de hortelã

2 postas de meca em cubos

1 taça de vinho branco

500 gramas de macarrão (usamos rigatone)

3 colheres (sopa) de pistache sem a casca

 

Como fazer:

Frite a berinjela em um fundo de frigideira de azeite. Retire com uma escumadeira e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha. Reserve. Na mesma frigideira, dê uma selada no meca e cubra com o vinho branco. Acrescente os tomates e espere amolecerem um pouco, em fogo baixo. Desligue o fogo e acrescente o hortelã. Paralelamente, prepare uma panela funda com 5 litros de água e, quando levantar fervura, jogue o macarrão e siga as instruções da embalagem. Depois de cozido, escorra a massa e vire na frigideira com o molho. Acrescente as berinjelas fritas e finalize polvilhando o pistache.

Continue lendo "Aprenda a fazer macarrão com o peixe típico da Sicília"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.