• Receitas

Torta Pascoalina de ricota

Já é tradição: no final de semana da Páscoa, eu faço a minha Torta Pascoalina de ricota, que é fácil, deliciosa e ainda pode ser uma solução se você tiver convidados vegetarianos. Nascida em Gênova no século XVI, o prato era considerado especial por levar ovos e ricota, ingredientes na época raros, só consumidos e grandes ocasiões.

Existem variações com espinafre e outras folhas, berinjela e até beterraba em países como Uruguai e Argentina. A minha Torta Pascoalina de ricota leva acelga e alcachofras e, como não tenho tempo a perder, massa folhada Airosa, comprada pronta.

Você não leva 20 minutos para fazer e fica lindo assim!

Como-fazer-torta-pascoalina

 

 

Receita de Torta Pascoalina de ricota

Ingredientes:

250 gramas de ricota

250 gramas de acelga refogada em tiras finas

4 ovos + 1 gema para pincelar

1 lata de alcachofras em conserva picadas em cubos

250 gramas de queijo parmesão ralado

1 pacote de massa folhada Airosa

 

Como fazer:

Misture em um bowl a ricota, a acelga, os ovos, as alcachofras e o queijo. À parte, forre uma assadeira com a massa folhada, recheie e cubra com mais massa. Dobre os excessos para dentro da assadeira e pincele com uma gema. Leve ao forno por 15 minutos. Bom apetite!

Continue lendo "Torta Pascoalina de ricota"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.