• Receitas

Lorenzo, do MasterChef Júnior, ensina um macarrão ao pesto com camarões

Meu convidado de hoje da série Adolescentes na Cozinha da Silvana é muito especial: o Lorenzo Ravioli. Há 3 anos, o Lorenzo, que hoje tem 16, venceu o MasterChef Júnior e é sobrinho do meu amigo Ravioli (que entrevistei aqui). Hoje, ele realiza eventos para marcas e empresas e está se tornando um grande chef.

“Minha família inteira cozinha, desde meus avó até meus tios por parte de pai. Aos fins de semana eu ajudava na preparação do almoço e fui pegando gosto. Então, desde pequeno eu queria ser cozinheiro e quando surgiu a oportunidade do Masterchef eu quis participar”, me contou.

E ele já tem suas técnicas. Disse, por exemplo, que não gosta quando o macarrão fica clarinho, então prefere acrescentar cúrcuma para dar outra cor. Outra preferência do campeão do Masterchef Júnior é não usar alho no pesto. Uma coisa bacana que aprendi com o Lorenzo foi a colocar tomilho-limão no azeite que vai dourar o camarão. Vivendo e aprendendo, né, gente? Fiquei encantada com esse verdadeiro príncipe!

Agora assistam ao vídeo para aprender esse prato delicioso e me contem o que vocês acharam.

 

 

Receita de macarrão ao pesto com camarões

Ingredientes:

Massa

½ kg de farinha de trigo tipo 00

5 ovos

1 colher (chá) de cúrcuma

 

Pesto

1 maço de manjericão

2 colheres (sopa) de pinoli

Azeite para homogeneizar

2 colheres (sopa) de queijo pecorino romano ralado

 

Camarão

Azeite

2 dentes de alho

2 ramos de tomilho-limão

6 camarões grandes descascados

 

Como fazer:

Massa

Coloque a farinha em um bowl fundo. Faça um buraco no meio com a mão e despeje ali os ovos, um a um. Depois, acrescente uma pitada de sal e a cúrcuma. Misture com um garfo a partir do centro e vá incorporando. Só depois que estiver mais homogêneo, coloque as mãos. Sove a massa em uma superfície lisa e bem limpa. Então, enrole no papel filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois, passe o rolo ou na máquina para deixar fininha e corte no formato de fita (fetuccine). Cozinhe rapidamente em uma panela funda com água fervente.

 

Pesto

Bata no liquidificador os ramos de manjericão, o queijo, os pinolis e dois dedos de azeite. Se estiver grosso, pode usar mais azeite.

 

Camarão

Cubra o fundo de uma frigideira grande com azeite. Esmague o alho, descasque e doure, junto com o tomilho. No fogo baixo, doure os camarões e salpique com sal e pimenta-do-reino.

 

Montagem do prato

Em uma frigideira, coloque o azeite do camarão e, então, incorpore a massa e o pesto. Agora, posicione os camarões por cima e bom apetite!

 

Continue lendo "Lorenzo, do MasterChef Júnior, ensina um macarrão ao pesto com camarões"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.