• Receitas

Estrogonofe de camarão com whisky

Amigos, há pouco tempo estive na Bahia. Durante meu passeio pela praia, encontrei os pescadores que tinham acabado de pescar camarões. A Terezinha, cozinheira da casa, ao ver aqueles camarões fresquinhos, teve a ideia de fazer um estrogonofe maravilhoso para o almoço.

Essa receita é diferente, pois leva conhaque – ou se você não tiver a bebida em casa, como a gente não tinha no dia, também pode ser feita com whisky. Ela também preparou as batatas palhas fritas e uma salada de feijão com atum que ensino hoje para vocês. Vejam só quantas delícias.

Receita do Estrogonofe de camarão

Ingredientes:
1 e ½ cebola picada
1 tomate picado
2 kg de camarão limpos
1 lata de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de ketchup
¼ de xícara de conhaque ou whisky
1 dente de alho
Sal a gosto

Como fazer:
Limpe os camarões e tempere com sal e o dente de alho picado, reserve. Em uma panela grande refogue no azeite a cebola e o tomate picado. Em outra panela frite os camarões no azeite. Nessa hora, tome cuidado para não juntar água, para os camarões não ficarem duros. Assim que ficarem dourados, adicione o conhaque ou o whisky e doure por mais alguns segundos. Junte os camarões na panela com a cebola e o tomate e acrescente o ketchup e o creme de leite. Deixe tudo cozinhando até engrossar o molho.

Receita de salada de feijão com atum

Ingredientes:
250 gramas de feijão-de-corda cozido, mas firme
1 cebola picada
½ maço de salsinha picada
1 lata de atum
Sal a gosto
Azeite a gosto

Como fazer:
Escorra o feijão, já cozido em uma panela de pressão por 10 minutos. Em um bowl acrescente o feijão, a cebola, o atum, a salsinha e adicione sal e azeite a gosto. Essa salada combina perfeitamente com o estrogonofe, o arroz e a batata palha. Almoço completo. Agora é só saborear!

Continue lendo "Estrogonofe de camarão com whisky"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.