Amigos, recebi, esses dias, um vídeo emocionante do resgate de uma baleia Jubarte nas praias de Caravelas. Os pescadores da região estavam descendo de seus barcos quando avistaram um animal grande se debatendo pelas águas.
Acharam que pudesse ser um tubarão ou um golfinho machucado, mas ao chegarem mais perto perceberam que se tratava de uma baleia Jubarte. Os pescadores só conseguiram tirá-la da água quando ela parou de se debater.
Parece que, por extinto ou sabedoria animal, a pequena baleia machucada sabia que poderia encontrar ajuda se fosse até aquela praia.
Infelizmente já era tarde, o filhote de baleia não resistiu aos ferimentos de uma mordida de tubarão. Prudentes, o pessoal da região chamou o Instituto Baleia Jubarte para fazer o resgate.
Na autópsia descobriram que o jovem mamífero não estava contaminado pelo petróleo que também atingiu a região.
Já contei aqui o quanto gosto da cidade de Caravelas, na Bahia, principalmente por lá ser a rota de migração dessa espécie ameaçada de extinção.
De julho a outubro, elas se deslocam da Antártida em busca das águas quentes tropicais do Brasil. É normal vê-las nadando pelas praias da região nessa época, mas o que aconteceu dessa vez foi algo inusitado. Pena que não deu tempo para salvá-la.