• Receitas

A chef Silvia Percussi faz dois pratos com abobrinhas

Amigos, minha convidada de hoje da série Grandes Chefs, no quadro Na Cozinha da Silvana, é a chef Silvia Percussi, que comanda os fogões da Vinheria Percussi. E ela preparou dois pratos com abobrinhas: o tagliolini, que na verdade é uma salada de abobrinhas bem refrescante, e uma massa, as orecchiete com camarão e abobrinha.

Para fazer o primeiro, você não precisa nem de fogão, apenas deve prestar atenção ao escolher as abobrinhas, para que sejam finas, e o azeite, para que seja fresco. É uma receita fácil, preparada em menos de 10 minutos. O mandolin que a Silvia usa é bem diferente, mas é um utensílio de cozinha fácil de encontrar, mesmo que em outros formatos. O importante é a função, né?

No segundo prato, vale ficarmos atentos a alguns detalhes. A Silvia contou, por exemplo, que sempre doura o camarão no azeite à parte e só acrescenta ao final da receita. Assim, ele não encolhe nem perde sua umidade natural. Aliás, se você é alérgico a camarão, pode trocar por outros frutos do mar, como vieira e polvo. Ou até excluir.

O toque de mestre Silvia dá ao final, com um ingrediente que eu adoro: o açafrão. E preste atenção no ponto da abobrinha. Ela precisa estar crocante.

Mais que isso você vai saber assistindo ao vídeo que abre esse post. Boa receita e bom apetite!

 

Receita de Tagliolini fresco de abobrinha

Ingredientes:

3 abobrinhas finas cruas

Azeite de oliva extravirgem

Vinagre balsâmico ou redução (opcional)

Sal a gosto

2 colheres (de sopa) de tomate picado em cubinhos

2 colheres (de sopa) de tomate seco

2 colheres (de sopa) de azeitonas pretas

1 colher (de sopa) de pinoli tostado (opcional)

Folhas de manjericão

1 colher (de sopa) de molho pesto

 

Como fazer:

Tire as tampas das abobrinhas, passe no cortador tipo mandolina para tirar fatias bem finas, como se fossem espaguetes e coloque em um bowl. Tempere com um fio generoso de azeite, sal e vinagre balsâmico. Acrescente o tomate, o tomate seco e as azeitonas. Misture bem delicadamente e finalize com o pinoli, o manjericão e uma colher generosa de pesto.

 

Receita de Orecchiete com camarão e abobrinha

Ingredientes:

150 gramas de camarão

½ cebola picada em cubos

1 abobrinha cortada em rodelas

300 gramas de orecchiete

1 pacotinho de açafrão

1 colher (de sopa) de creme de leite

 

Como fazer:

Em uma frigideira quente, sele o camarão por cinco minutos. Retire o camarão e regue a frigideira com um fio de azeite e doure a cebola. Acrescente a abobrinha, o sal, o açafrão e o creme de leite. Com o molho pronto, em outra panela, cozinhe as orecchiete em água fervente e salgada de acordo com as instruções da embalagem. Finalize escorrendo a massa e levando-a à frigideira, com uma concha da água de cozimento.

 

Continue lendo "A chef Silvia Percussi faz dois pratos com abobrinhas"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.