• Receitas

Calamarata – ou macarrão com lulas

Amigos, a receita de hoje vem lá do sul da Itália: a calamarata – ou macarrão com lulas – é uma comida napolitana deliciosa e bem fresca.

Na Itália, vocês sabem, massa é assunto sério, então eles costumam usar tipos específicos para pratos especiais. É o caso deste: a massa calamarata tem o diâmetro de um dedo e é considerada ideal para… o prato calamarata. 🙂 Aliás, “calamari”, para quem não sabe, é a tradução de lulas, que, como eu já adiantei, são o destaque aqui.

Fácil de fazer, esta receita pode ser adaptada ao seu gosto em relação à quantidade de alho e de pimenta, por exemplo.

Esses dias estava olhando a audiência aqui do site e percebi que os maiores leitores das minhas receitas são homens, vocês acreditam? E eu acho que isso acontece porque homem faz tudo com critério, com pesos e medidas. Mas na cozinha é importante se jogar e não ficar tão preso a regras. Cada cozinheiro precisa se expressar de um jeito, assim como fazem os artistas.  E essa é a minha última dica antes da receita de hoje:

 

Receita de calamarata

Ingredientes:

100 ml de azeite de oliva extravirgem

1 pimenta dedo-de-moça

1 dente de alho

250 gramas de tomate-cereja

500 gramas de lula limpa

250 gramas de massa curta (o ideal é o tipo calamarata)

Manjericão, salsinha e sal a gosto

 

Como fazer:

Doure 1/2 alho no azeite, acrescente a pimenta e a lula – com as cabeças inteiras e os tentáculos em anéis. Deixe refogar por alguns minutos, até que as cabeças estejam macia. Reserve a lula e, na mesma frigideira, acrescente mais um fio de azeite e a outra metade do alho. Doure os tomates e, se quiser, mais um pouco de pimenta. Devolva as lulas e acerte o sal. Em uma panela à parte, ferva com sal 2 litros de água e acrescente a massa. Siga as instruções da embalagem e interrompa o cozimento de 3 a 5 minutos antes do indicado. Coloque a massa com duas conchas da água do cozimento na panela do molho e aguarde mais cerca de 3 minutos, pra massa terminar de cozinhar e o molho engrossar. Finalize com salsinha fresca picada.

 

 

 

 

Continue lendo "Calamarata – ou macarrão com lulas"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.