Amigos, vocês sabem que meu ponto forte na cozinha é a culinária italiana, mas como resistir ao camarão na moranga com catupiry, prato tipicamente brasileiro que eu adoro?
O camarão na moranga com catupiry é um prato da culinária do litoral de São Paulo, tão famoso que tem até uma festa em Bertioga e uma história bem curiosa, que vocês encontram na íntegra aqui. Mas vou resumir: reza a lenda que lá pelos idos dos anos 1940, Zenaide, dona de um restaurante da praia da Enseada, encontrou boiando no mar uma abóbora do tipo moranga com um buraco no lugar do talo e resolveu cozinhá-la. Quando abriu o legume encontrou camarões sete-barbas que haviam entrado ali durante sua “travessia” no mar. Diz o artigo que “vendo aquilo e como boa cozinheira que era, trocou as sementes por cheiro-verde, coentro de folha, tomate, alho e cebola, e deu mais uma fervida na abóbora. Pronto! Estava descoberto mais um prato típico da culinária caiçara: ‘Camarão na Moranga’”.
Bem, eu não sei vocês, mas essa história me deu uma água na boca… Vamos à receita?
Receita de camarão na moranga com catupiry
Ingredientes:
1 abóbora do tipo moranga de cerca de 2 kg
1 cebola média picada
Azeite para dourar o camarão
500 gramas de camarão médio limpo
1 embalagem tradicional de catupiry
5 colheres de molho de tomate pronto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Como fazer:
Com uma faca afiada, corte a tampa da abóbora e retire parte do miolo e as sementes. Leve para assar em fogo médio por cerca de uma hora, até ela sair macia. Reserve a tampa. Enquanto isso, em uma panela, doure a cebola no azeite e, em seguida, os camarões. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente o molho de tomate, deixando cozinhar por 20 minutos. Com a moranga ainda quente, recheie o buraco central com esta mistura. Por fim, cubra tudo com o catupiry e a tampa e leve novamente ao forno, envolto em papel alumínio, por cerca de 30 minutos. Sirva com arroz branco e bom apetite!