• Receitas

Penne all’arrabbiata para quem gosta de pimenta

Amigos, hoje vou fazer uma receita fácil e muito gostosa, que comi na minha viagem mais recente a Veneza, no hotel Gritti Palace: o penne all’arrabbiata. Em tradução livre, arrabbiata seria brava, com raiva ou nervosa. É uma brincadeira de palavras, pois esse molho é caprichado na pimenta e quando come, a gente “cospe fogo”. 😉

É um prato simples, só requer bons ingredientes: um azeite de oliva extravirgem cru, um bom tomate pelado (ou molho de tomate) e boas pimentas. No meu penne all’arrabbiata eu usei a dedo-de-moça e a calabresa, que trouxe da Itália. Mas vale você regular as variedades e quantidades de acordo com o seu paladar, para não ficar muito forte.

Um dos segredos desse prato é o tipo de massa: o penne liso não absorve tanto o molho como o que tem listrinhas em baixo-relevo, chamado de penne rigate. Nele, o molho penetra. Outra dica é cuidar muito para o alho não queimar, se não ele estraga o sabor. Agora, vamos à receita, que é de raspar o prato com um bom pedaço de pão, diga-se de passagem.

 

Receita de penne all’arrabbiata

Ingredientes:

200 ml de azeite extravirgem

500 gramas de penne regate

1 pimenta dedo-de-moça bem picadinha

3 dentes de alho

1 lata de tomate pelado

Sal grosso a gosto

Pimenta calabresa a gosto

Manjericão a gosto

Queijo parmesão ralado a gosto

 

Como fazer:

Em uma panela funda, doure no azeite o alho, a pimenta dedo-de-moça e o tomate pelado. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Acerte o sal e acrescente a quantidade desejada de pimenta calabresa. Em uma panela funda à parte, coloque para ferver 5 litros de água com sal. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. Vire a massa na panela do molho, finalize com folhas frescas de manjericão e queijo ralado na hora

Continue lendo "Penne all’arrabbiata para quem gosta de pimenta"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.