• Papo Reto

Vinhos naturais: vocês já ouviram falar?

Amigos, às vezes quando tomo vinho tinto tenho dor de cabeça no dia seguinte e nunca soube o porquê até o dia em que conversei com a sommelière Fernanda Fonseca sobre vinhos naturais. Ela me contou que a culpa provavelmente é dos conservantes. E disse que uma maneira de me livrar deles é tomando vinhos naturais, que levam quantias mínimas de sulfito – ou, idealmente, nem levam.

Os vinhos naturais sofrem o mínimo da intervenção humana no vinhedo e no processo de vinificação. São, portanto, orgânicos. É claro que nem todo rótulo com essa característica é bom, mas é um belo universo a explorar, principalmente em tempos em que todos buscamos uma alimentação mais natural e de boa qualidade.

No começo dessa entrevista, achei muito curioso o vinho laranja. “Ele é um vinho branco em que o mosto da uva passa mais tempo em contato com a casca, o que traz essa coloração laranja, que é uma tendência mundial”, explicou a sommelière.

A gente aproveitou para provar um dos vinhos naturais que ela trouxe, o Ageno 2011, acompanhado de queijos de pasta mole, como o reblochon. “Ele deve ser servido em uma temperatura fresca, mas não gelado. E detalhe: é recomendado decantar os vinhos laranja, ao contrário dos brancos”, disse Fernanda.

Na sequência, com umas bruschettas de tomate fresco, degustamos um tinto francês da vinícola do enólogo Stéphane Tissot, feito com as uvas pinot noir e trousseau. A curiosidade é que apesar de ser tinto, ele é fresco e leve e isso já dá para ver pela cor delicada. Deu para perceber que os vinhos naturais são um novo universo para explorar, né, amigos?

Continue lendo "Vinhos naturais: vocês já ouviram falar?"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.