• Convidados

Top 5 desfiles da SPFW 45

Aconteceu essa semana a SPFW 45 (São Paulo Fashion Week), principal evento da moda brasileira. Eu selecionei meus cinco desfiles preferidos, apresentados aqui em ordem alfabética. Essa não foi uma escolha aleatória e vou contar o porquê:

 

Fabiana Milazzo

Fabiana Milazzo - vale

Pequenas comunidades peruanas, que vivem à beira do lago Titicaca, inspiraram Fabiana Milazzo com as cores de seus trajes típicos e seu rico artesanato. A essência da marca, que já carrega o “feito à mão” como assinatura, foi revisitada em uma cartela cromática encantadora, com tons de rosa, amarelo, verde e lilás. No quesito matérias-primas, a seda sustentável, o algodão e o linho ganharam companhia de tules, rendas e paetês e os bordados executados pelo projeto social “Mulheres de Renda”. As linhas fluidas davam vida a vestidos, pantalonas que mais pareciam saias e blusas que lembravam ponchos. Superfeminino.

 

Fernanda Yamamoto

Fernanda yamamoto vale

Poético e delicado, o desfile de Fernanda Yamamoto nessa SPFW 45 se inspira na comunidade rural de ascendência japonesa Yuba, localizada em Mirandópolis, no interior de São Paulo. Lá, cultivam-se práticas de dança, teatro e bordado ao cair da tarde, em um verdadeiro ritual comunitário. Entrar em contato com essa cultura deixou a estilista tão tocada que afetou todo seu processo de produção: as peças foram trabalhadas manualmente e as cores – maravilhosas! – surgiram graças ao tingimento natural. Conseguir tons vibrantes com esse processo não é algo simples de se atingir e isso por si só já seria um mérito. Some-se a isso peças com tramas de tricô e plissados volumosos e tem-se um resultado que se aproxima da arte.

 

Lenny Niemeyer

Lenny - vale

Difícil a Lenny não estar entre meus desfiles favoritos na SPFW 45. No caso desse alto verão 2019, a estilista reafirmou sua essência carioca-cool-e-chic. Laranja, verde, amarelo, azul e lilás traziam vida aos tons de palha dos tecidos (sempre naturais). Marcantes nessa coleção foram os drapeados e as franjas, que trouxeram movimento aos shapes fluidos. Para os acessórios, a designer Regina Dabdab, conhecida por seus trabalhos com elementos naturais, foi convidada para desenvolver 25 peças que trazem o mood da coleção. O orgânico se mistura com o tecnológico nas pedras, couros e madeira em peças impressas em 3D.

 

Patricia Bonaldi

Patricia Bonaldi - vale

O espírito jovem da mineira ganhou ares globe-trotter nessa coleção inverno 2018. Não por acaso. Patricia passou os últimos 6 meses viajando: de Angola a Paris, passando por Cuba, Califórnia e Nova York. Mas uma globe-trotter setentinha, gipsy, boêmia, com um quê Gucci by Alessandro Michele. Tricô e alfaiataria se combinam com veludo em vestidos de festa e agasalhos de ares sportswear. As flores bordadas – praticamente uma assinatura da estilista e uma de suas características que eu adoro! – pontuavam aqui e ali. Afinal, não podiam faltar.

 

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga - vale

“Silenciosamente plantas e bordados nos dão lição de re-existência”, avisava Ronaldo Fraga em sua conta no Instagram antes mesmo que a primeira modelo pisasse na passarela. A coleção, criada em conjunto com artesãs de Barra Longa – uma das regiões mais afetadas pelo desastre ecológico da barragem que se rompeu em Mariana (MG) – é um grito de socorro em prol da sobrevivência do artesanato brasileiro, sobretudo da região, onde pessoas estão deixando suas casas e essa cultura – transmitida de forma oral – tende a desaparecer. Mas, como sempre, Ronaldo não trouxe apenas um grito. Trouxe moda e beleza à passarela. A começar pelas joias em folhas secas bordadas à mão pela artista Clarice Borian. As roupas, trabalhadas em linho puro, com renda brasileira, bordados em fio e uma estamparia belíssima inspirada na natureza, fecharam com chave de ouro.

 

Fotos Fabiana Milazzo: Zé Takahashi / Fotosite

Fotos Lenny Niemeyer: Marcia Fasoli

Fotos Fernanda Yamamoto: Zé Takahashi / Fotosite

Fotos Patricia Bonaldi (já pedi). Por ora: Marcelo Soubhia / Fotosite

Fotos Ronaldo Fraga: Ag. Fotosite

Continue lendo "Top 5 desfiles da SPFW 45"

Por: Priscilla Portugal

Jornalista especializada em moda pelo Istituto Europeo di Design de Milão, Priscilla é editora da revista Black, do cartão Mastercard Black, e colabora com as principais revistas do país.