• Arte & Artesanato

Ainda dá tempo de ver essas mostras de Da Vinci

Amigos, 2019 ficou marcado com a data dos 500 anos da morte do grande mestre Leonardo Da Vinci, como contei aqui, e São Paulo recebeu duas exposições para a família toda. Vou falar delas hoje porque ainda dá tempo de aproveitar. A primeira se chama “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio” e a segunda, “Da Vinci Experience e suas invenções”. São ótimas oportunidades para saber mais do homem além da arte, afinal, foi ele quem lançou as bases para algumas das invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o helicóptero, o automóvel, o submarino, o paraquedas e a bicicleta.

mostra 500 anos da vinci -FOTOMIS3

Em “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio”, em cartaz até primeiro de março no MIS Experience (nova unidade do Museu da Imagem e do Som, inaugurada no fim do ano passado em São Paulo), o foco é uma experiência imersiva multissensorial. Os visitantes mergulham no mundo de Da Vinci através do sistema SENSORY4™, criado pela empresa de entretenimento australiana Grande Exhibitions, com animações gráficas em alta definição combinadas com conteúdo multimídia e narrativa em áudio com qualidade de cinema. Por isso, a exposição faz sucesso mesmo entre crianças bem pequenas.

mostra 500 anos da vinci -FOTOMIS3

São 18 áreas temáticas, que contam a trajetória do gênio renascentista e trazem réplicas de máquinas desenhadas por ele. No primeiro espaço estão manuscritos com anotações de Da Vinci sobre geometria, astronomia, botânica e geografia. Em seguida um grande salão apresenta algumas de suas invenções, como uma bicicleta, as máquinas voadoras – inspiradas no voo dos pássaros, sistemas de rolamentos interativos e algumas de suas pinturas e desenhos mais famosos, como “A Virgem das rochas”, “São João Batista” e “Homem Vitruviano”. Os ingressos, que custam R$45 aos finais de semana, podem ser comprados aqui.

A outra opção é gratuita e igualmente interativa. “Da Vinci Experience e suas invenções”, em cartaz até 22 de março no Pavilhão de Culturas Brasileiras, dentro do parque Ibirapuera, é dividida em quatro núcleos que convidam o público a mergulhar no universo criativo de Da Vinci por meio de diferentes linguagens. Na Sala das Máquinas se destacam reproduções artesanais das famosas máquinas pensadas e desenvolvidas pelo artista e cientista, como o paraquedas, o volante e a asa-delta. Na área “Self”, os visitantes podem entrar nas molduras e fazer parte de obras icônicas do artista, como “Mona Lisa” e “São João Batista”.

No terceiro núcleo, o público interage com as invenções idealizadas por Da Vinci: controlar tanques blindados, experimentar o voo de asa-delta ou ainda navegar em um rio operando o mecanismo criado para direcionar as embarcações, em um tour em realidade virtual. Por fim, projeções imensas nas superfícies do Pavilhão e uma trilha sonora coroam a narrativa, formando a Sala Imersiva.

Fiquei muito curiosa para visitar essas duas exposições. E  vocês, amigos, já foram a uma delas?

 

Serviço:

“Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio”

Até 1º de março de 2020

MIS Experience (Rua Vladimir Herzog, 75, Água Branca, São Paulo)

 

“Da Vinci Experience e suas invenções”

Até 22 de março de 2020

Pavilhão de Culturas Brasileiras (dentro do parque Ibirapuera, São Paulo)

 

 

Fotos: Divulgação/MIS

Continue lendo "Ainda dá tempo de ver essas mostras de Da Vinci"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.