• Viagens

Montemarcello, uma pérola no topo das montanhas

Amigos, continuando a minha viagem pela Itália, saí de Roma e vim conhecer o pequeno burgo de Montemarcello. Para vocês entenderem melhor, a Itália é repleta de burgos, o que na verdade são pequenas divisões administrativas independentes, separadas das cidades principais, onde se preservam as tradições, a gastronomia e as crenças locais. Montemarcello, por exemplo, está a cerca de 5 km da comune de Ameglia.

O que faz desse pequeno burgo uma visita incrível é a sua localização, pois está entre a Toscana e a Ligúria, no topo do Monte Caprione. Então, não precisa dizer mais nada, a vista lá de cima é espetacular.

Mas, para chegar até a essa vista, o caminho é repleto de surpresas. A cidadezinha é recheada de vielas, todas recobertas de pedras. Caminhando pelas estreitas ruas me deparei com a Igreja de San Pietro Apostolo, construída no ano de 1474 e renovada no século XVII para o estilo barroco. A sua fachada em tons cor de rosa encanta os olhares.

Mais alguns passos e pude conhecer a casa do jornalista e historiador Indro Montanelli (1909 -2001), um dos jornalistas mais populares do país e conhecido por sua forma inovadora de retratar a história da Roma antiga em seus livros.

No final do dia cheguei até a varanda suspensa sobre o Golfo dos Poetas. De lá é possível avistar as ilhas Tino e Tinetto e a planície de Bocche di Magra, onde as montanhas da Ligúria se inclinam para as planícies toscanas. É o parque que melhor “conta” em imagens a verdadeira essência de uma região entre o mar e as montanhas, onde os extremos costumam se tocar.

O dia em Montemarcello foi muito agradável, com direito a um pôr do sol espetacular, anunciado pelo badalar dos sinos da Igreja. Venham conhecer um pouco deste bucólico burgo comigo!

Continue lendo "Montemarcello, uma pérola no topo das montanhas"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.