• Viagens

Montemarcello, uma pérola no topo das montanhas

Amigos, continuando a minha viagem pela Itália, saí de Roma e vim conhecer o pequeno burgo de Montemarcello. Para vocês entenderem melhor, a Itália é repleta de burgos, o que na verdade são pequenas divisões administrativas independentes, separadas das cidades principais, onde se preservam as tradições, a gastronomia e as crenças locais. Montemarcello, por exemplo, está a cerca de 5 km da comune de Ameglia.

O que faz desse pequeno burgo uma visita incrível é a sua localização, pois está entre a Toscana e a Ligúria, no topo do Monte Caprione. Então, não precisa dizer mais nada, a vista lá de cima é espetacular.

Mas, para chegar até a essa vista, o caminho é repleto de surpresas. A cidadezinha é recheada de vielas, todas recobertas de pedras. Caminhando pelas estreitas ruas me deparei com a Igreja de San Pietro Apostolo, construída no ano de 1474 e renovada no século XVII para o estilo barroco. A sua fachada em tons cor de rosa encanta os olhares.

Mais alguns passos e pude conhecer a casa do jornalista e historiador Indro Montanelli (1909 -2001), um dos jornalistas mais populares do país e conhecido por sua forma inovadora de retratar a história da Roma antiga em seus livros.

No final do dia cheguei até a varanda suspensa sobre o Golfo dos Poetas. De lá é possível avistar as ilhas Tino e Tinetto e a planície de Bocche di Magra, onde as montanhas da Ligúria se inclinam para as planícies toscanas. É o parque que melhor “conta” em imagens a verdadeira essência de uma região entre o mar e as montanhas, onde os extremos costumam se tocar.

O dia em Montemarcello foi muito agradável, com direito a um pôr do sol espetacular, anunciado pelo badalar dos sinos da Igreja. Venham conhecer um pouco deste bucólico burgo comigo!

Continue lendo "Montemarcello, uma pérola no topo das montanhas"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.