• Viagens

Um tour pela cozinha da Puglia

Oi, amigos. A Puglia é uma das regiões mais bonitas da Itália e eu estive no belíssimo hotel Borgo Egnazia, que tem uma arquitetura impressionante. Eu não resisti e fiz uma visita à cozinha para conversar com os chefs Rocco e Andrea do restaurante e aprender a fazer as cozze peppate.

Os mexilhões apimentados são um prato típico da região da Puglia e os do hotel são magníficos. Um dos segredos é o delicioso azeite, feito com as azeitonas locais. Por ali tem cada oliveira mais linda, aliás!

Como bons italianos, os chefs aproveitam toda matéria-prima local para cozinhar, tanto que a madeira das oliveiras é usada no forno a lenha para perfumar a comida. O forno é uma maravilha!

O gran finale desse prato do hotel Borgo Egnazia, na Puglia, é que ele é coberto com massa de pizza e azeite, e levado a esse forno a lenha. Só de lembrar me dá água na boca!

 

Receita de mexilhões apimentados

Ingredientes:

1 prato fundo de mexilhões (cozze)

salsinha

12 tomates-cereja

3 dentes de alho

Azeite de oliva extravirgem

Pimenta-do-reino a gosto

 

Como fazer:

Cubra o fundo de uma frigideira com o azeite, doure o alho e acrescente os tomates e os mexilhões. Depois de dez minutos no fogo, finalize com a salsinha e bastante pimenta-do-reino.

Continue lendo "Um tour pela cozinha da Puglia"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.