• Vi & Gostei

Italianos cantam de suas janelas para espantar a solidão

Amigos, não sei se vocês viram neste fim de semana vídeos em que italianos cantam de suas janelas para espantar a solidão. Foi uma solução criativa que os moradores de várias cidades encontraram para diminuir a apreensão nesses tempos de coronavírus.

País mais atingido da Europa, a Itália já conta cerca de 25.000 casos e mais de 1.800 vítimas fatais. Sabiamente, o governo impôs restrições de deslocamento para toda a população como medida preventiva e decretou uma quarentena generalizada, na tentativa de evitar que a doença se espalhe ainda mais.

Como resposta, os italianos cantam de suas janelas para espantar a solidão. A repórter lze Scamparini, que mora em Roma há 20 anos, contou ao Fantástico ontem como é viver em uma cidade tão deserta quanto nos tempos de guerra. Este vídeo aqui impressiona pelos monumentos vazios.

Mas é de outro tipo de vídeo que eu quero falar. Viralizaram no último final de semana várias imagens que me emocionaram, como estas:

Os italianos cantam de suas janelas para espantar a solidão e o repertório é variado: desde o hino da Itália até “Bella, ciao”, passando inclusive pela participação de DJs e bandas, que promovem “shows gratuitos” de suas janelas e acabam incentivando a interação entre vizinhos, que conversam de suas varandas e passam com mais leveza por esse período difícil.

Que belo exemplo do governo – afinal, é preciso frear a pandemia a qualquer custo – e que belíssimo exemplo da comunidade!

Continue lendo "Italianos cantam de suas janelas para espantar a solidão"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.