• Viagens

Curiosidades sobre o porco-espinho

Amigos, ainda falando do hotel Londolozi (não leram? Cliquem aqui), na África do Sul, quis mostrar para vocês algo que me chamou a atenção na decoração do lobby. Era um vaso com ramos compridos que eu quis saber do que se tratavam e, para minha surpresa, descobri que eram espinhos de um porco-espinho!

Claro que eu quis saber mais e fui pesquisar: o porco-espinho pode ser encontrado na África na Ásia, na Europa e nas Américas. Ele pode atingir xx quilos e chega a medir 25 centímetros de altura por 60 centímetros de comprimento.

Em nossos safáris na Reserva Londolozi, encontramos quatro ou cinco pelo chão, prontos para se defender de ataques de animais maiores, como leões e tigres. Eles ficam ali, quietos, e basta o predador encostar para machucar a pata nos espinhos e se afastar. Espertos, né?

Os espinhos nada mais são do que pelos endurecidos com um excesso de queratina, mesmo componente que traz consistência às nossas unhas. Outra curiosidade: o porco-espinho se alimenta de ossos de animais, de onde tira o cálcio necessário para seu crescimento, e também de ramos e frutas, como vocês podem ver em uma das melhores cenas desse vídeo.

Continue lendo "Curiosidades sobre o porco-espinho"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.