• Viagens

Os encantos de Portugal

Amigos, sei que Portugal é um dos destinos preferidos entre os brasileiros. Não podia ser diferente, lá a gente encontra um povo receptivo, lugares incríveis para visitar e uma ótima gastronomia.

Durante a minha última viagem à Portugallo, ops, quer dizer Portugal, como de costume, passei por Lisboa, mas desta vez aproveitei para conhecer o ponto mais ocidental do continente europeu, Cabo da Roca. Uma boa opção para quem quer conhecer novos lugares da querida “terrinha”.

Camões o chamou de o lugar “Onde a terra se acaba e o mar começa”. A beleza da costa banhada pelo Atlântico é deslumbrante, e por isso, o local de veraneio é o preferido pela família real e aristocracia.

Após apreciar a linda paisagem do Cabo da Roca, fomos almoçar em um restaurante próximo que chama-se, O Faroleiro.

Lá provei um Robalo assado no sal. Ele é levado ao fogo, coberto de sal sem tirar as escamas. A cobertura de sal protege o peixe, formando uma crosta dura que faz com que o Robalo asse de forma uniforme, uma delícia.

O passeio não terminou por aí. Segui adiante e minha próxima parada foi em uma fábrica de azulejo. Fiquei impressionada com a beleza das peças e a delicadeza e riqueza dos desenhos.

Retornando a Lisboa fui ao restaurante, Solar do Presunto. Entre os vários pratos que lá são servidos, destaco a lagosta azul, que literalmente é pescada na hora, pois lá há aquários onde elas e outros crustáceos são mantidos vivos. Lá saboreei um delicioso risoto de lagosta.

E de sobremesa provei dos tradicionais pastéis de Belém. Vocês que me acompanham aqui sabe que não gosto muito de receitas doces, porém os pastéis de Belém são irresistíveis.

O breve instante da sonora e crocante mordida proporciona ao paladar uma explosão de sabores, o qual considero ser um dos mais preciosos da gastronomia.

Inquieta que sou, tentei fazer um filme mostrando o preparo, mas com toda gentileza e educação dos portugueses, esta é uma receita guardada a sete chaves. Mas, a foto eu garanti.

Quem tiver mais tempo para conhecer o país, vale a pena descer para o Sul. Pertinho de Lisboa, apenas 1h30 de carro, você chega à praia da moda do momento que é a Praia da Comporta. Uma praia longa, repleta de bangalôs para passar o dia tranquilo.

Descendo mais um pouco pelas estradas de Portugal, você chega à região de Algarve. Lá você vai encontrar uma beleza natural de encher os olhos. As praias são lindas e repletas de bons restaurantes.

Eu ainda prefiro o Brasil, mas esta minha estadia foi tão especial que fiquei com vontade de voltar.

Fotos: Bruno Barata e pixabay

Continue lendo "Os encantos de Portugal"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.