• Arte & Artesanato

As cerâmicas milenares de Fez, no Marrocos

Amigos, estive em Fez, uma das principais cidades do Marrocos, conhecida por cultivar técnicas milenares de produção de cerâmica. Como sou uma apaixonada por essa arte não poderia deixar de conhecer uma fábrica tradicional.

Artesão moldando uma Tagine

A visita foi muito agradável, logo no início acompanhei a produção da tradicional “Tagine”, uma tigela utilizada para cozinhar os alimentos da região. O jovem artesão está tão treinado que primeiro ele faz o prato dessa tigela e em seguida, a olho nu, sem nenhuma ferramenta, consegue fazer uma tampa perfeita para encaixar na peça.

Vocês vão perceber que a argila que eles utilizam é um pouco mais clara do que a que encontramos no Brasil. A chamada argila de Grés é uma massa refinada, de queima branca, parecida com a cerâmica. Depois de voltar do forno as tagines são levadas para as mulheres que fazem o acabamento e dão vida às peças com lindas pinturas. Tudo feito a mão.

Outro trabalho muito interessante feito por lá são as placas de mosaicos que podem ser transformadas em mesas, apoiadores ou bases para fontes. Uma infinidade de opções para decoração. Só assistindo o vídeo é que vocês vão entender como essa técnica passada por gerações permanece viva até hoje! Vejam só!

Continue lendo "As cerâmicas milenares de Fez, no Marrocos"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.