• Viagens

O inesquecível passeio com os gorilas em Ruanda

Amigos, acabo de voltar de Ruanda, e quando vou à África percebo o quanto nós, brasileiros, herdamos desse povo a alegria e a disposição para enfrentar as dificuldades diárias. E olha que as desigualdades estão por todos os lados. Mas, ao mesmo tempo, em qual lugar do mundo temos o privilégio de presenciar uma natureza selvagem, tão rica e bela?

Já ouvi algumas pessoas dizendo que não vão à África por que existe muita pobreza. Não concordo. Eu sempre digo que prefiro ir à África que ir à Disney. Um continente rico em cultura e diversidade animal pode nos ensinar muito mais!

Silvana Tinelli com gorilas em Ruanda (4)

É maravilhoso apreciar a relação do homem com o animal selvagem em seu habitat natural.  Pobreza, claro, existe. Porém, há tanta cultura, alegria e magia nesse lindo continente que não entendo como alguém pode preferir não conhecer.

Essa última viagem para lá, mais especificamente para Ruanda, me mostrou mais uma vez o quanto pode ser harmoniosa e equilibrada essa relação entre homem e natureza. Visitar as montanhas onde vivem os gorilas foi com certeza uma das experiências mais ricas e fascinantes que já pude presenciar.

Silvana Tinelli com gorilas em Ruanda (4)

Ficaram interessados? Pois existem três tipos de trilhas para visitar os gorilas em Ruanda: uma mais leve, para que pessoas de todas as idades possam realizar; uma trilha “média” indicada para pessoas com o mínimo de condicionamento físico; e uma “pesada” indicada para pessoas com uma resistência um pouco maior. Eu fiz os dois primeiros trajetos e posso assegurar que os dois foram incríveis.

Ao chegar no local dos gorilas, permanecemos por uma hora, mais ou menos, e foi o suficiente para presenciarmos um pouco do comportamento e das relações afetivas de um grupo e perceber o quanto seu comportamento é semelhante ao nosso. A relação da mãe com sua cria é tão linda e “humana”, que é impossível não refletirmos sobre a nossa própria existência.

Silvana Tinelli com gorilas em Ruanda (4)

Para onde a humanidade irá não faço ideia, porém de onde viemos… essa experiência não deixa qualquer dúvida.

Continue lendo "O inesquecível passeio com os gorilas em Ruanda"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.