• Viagens

Matera e Alberobello: o que visitar na região da Puglia

Amigos,

É difícil eleger o canto mais charmoso da Itália, mas sem dúvida o “salto” da bota é um deles. Esses dias eu contei sobre Lecce (leiam aqui) e mesmo assim muitos leitores têm me perguntado: o que visitar na região da Puglia? Então hoje vou falar de outras duas cidades encantadoras: Matera e Alberobello.

Matera fica em um pequeno cânion esculpido pelo Rio Gravina. Seu centro histórico é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1993 e reúne diversos edifícios religiosos, incluindo um grande número de igrejas rupestres escavadas nas rochas vulcânicas da região. Por conta do incrível cenário natural, serviu ao cinema em diversas filmagens, entre elas a versão de Mel Gibson para “A Paixão de Cristo” (2004), o que tornou o turismo sua atividade principal.

mel gibson em matera
As gravações de “A Paixão de Cristo”

Uma curiosidade sobre o artesanato local é o Fischietto, apito em forma de galo, que simboliza força e virilidade e é usado muitas vezes como uma defesa contra o mal. Além disso, a tradição prega que o homem que deseja conquistar a mulher amada deve presenteá-la com um apito: quanto maior e mais ornamentado, melhor.

fischietto de matera
Fischietto de Matera

Se você está se perguntando: além de Matera, o que visitar na região da Puglia? Eu respondo: Alberbello. Com uma atmosfera acolhedora, guarda histórias inimagináveis. Quando estive na Enoteca La Puglia, soube que as construções remontam ao ano de 1400. Conhecidas como Trullo, são feitas de pedras e têm telhados cônicos.

Contam ainda que antigamente os Trulli (plural de Trullo) eram utilizados para escapar da cobrança de impostos. Isso porque, quando os fiscais se aproximavam, os moradores “desmontavam” os tetos retirando a pedra-chave do topo e fazendo com que a casa passasse por um depósito ou construção abandonada. Hoje, os Trulli também são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Eles são belíssimos, como vocês podem ver no vídeo acima.

Continue lendo "Matera e Alberobello: o que visitar na região da Puglia"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.