• Viagens

A incrível biblioteca do Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai

Amigos, eu já contei aqui sobre meus planos para conhecer esse ano o Siwa, o oásis mais verde do Egito. Acabei de adicionar em minha lista de desejos a biblioteca do Mosteiro de Santa Catarina, que fica no Monte Sinai, no sul da península do Sinai, também em terras egípcias.

O local guarda um aspecto único, pois é considerado sagrado por três religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo. Um pico de granito no Monte Sinai, com uma altitude de 2.285 metros onde, segundo a Bíblia e a tradição judaica, Moisés recebeu as Tábuas da Lei. É justamente aos seus pés que está localizado o Mosteiro de Santa Catarina.

Esse mosteiro foi fundado no século VI com o nome de Mosteiro Ortodoxo da Transfiguração, em homenagem à transfiguração de Jesus. Mais tarde, recebeu o nome de Mosteiro de Santa Catarina, em honra à mártir cristã, Catarina.

O acervo que este local abriga é de espantar. A biblioteca do Mosteiro de Santa Catarina reúne cerca de três mil manuscritos, em grego antigo, árabe e eslavo e é considerada a segunda biblioteca mais importante do mundo, depois do Vaticano. Por isso, o local é considerado patrimônio da UNESCO desde 2002.

A biblioteca ficou fechada por muitos anos para uma grande reforma. Só foi reaberta ao público em dezembro de 2017, por isso ainda não tive tempo de visitá-la. Mas com certeza, assim que estiver no Egito, não vou perder a oportunidade. Conto tudo para vocês depois, prometo!

Continue lendo "A incrível biblioteca do Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.