• Vi & Gostei

Um clipe polêmico e necessário

Amigos, neste mês ocorreu uma grande repercussão do clipe polêmico e necessário da música “This is America”, do ator, roteirista e cantor Donald Glover, que no mundo da música é conhecido pelo alter ego Childish Gambino.

O vídeo teve mais de 10 mil visualizações em 24 horas, um grande feito dentro do universo do rap, ainda mais com uma crítica tão importante.

Para entender melhor as nuances desse clipe polêmico, eu pedi para a Thaís Germano, minha estagiária de design, assumir esse lugar de fala e fazer sua leitura:

“A letra traz uma mensagem forte, com vários significados. As imagens do clipe mostram a tensão racial nos Estados Unidos, marcada pela violência e pela discriminação racial. Alguns movimentos de dança lembram o personagem Jim Crow (criado pelo comediante norte-americano Thomas D. Rice), que pintava seu corpo de preto e fazia apresentações satirizando o negro como uma pessoa burra, que usava trapos. Uma coisa bastante interessante é uma referência muito usada no jornalismo: o ruído. Na prática, ele é usado para desviar a atenção do telespectador sobre a informação principal. No clipe, enquanto tudo o que é legal e divertido, como as danças, ocorre no primeiro plano, existe um caos em segundo plano”, disse.

O clipe polêmico é também bem interessante porque tem uma fotografia incrível e uma ótima direção. Se vocês ainda não assistiram, recomendo:

 

Continue lendo "Um clipe polêmico e necessário"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.